Por Roberta Oliveira
Duas famílias franciscanas presentes na região participam da primeira fase do XV Capítulo Custodial Ordinário. Até sábado, 17 de setembro, no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont (MG), os Frades Menores da Província Santa Cruz acolhem os Frades Menores Conventuais da Custódia Imaculada Conceição, com sede no Rio de Janeiro.
A Assembleia marca o encontro de duas famílias franciscanas, que vieram do mesmo tronco, a Primeira Ordem e são distintas e autônomas entre Frades Menores e Frades Menores Conventuais.
Os primeiros, os Menores (OFM) da Província Santa Cruz, cedem o espaço e acolhem os Conventuais (OFMConv) da Custódia do Rio de Janeiro, ligados à Nova York (EUA).
Durante o Capítulo, são celebradas a festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, e a festa da impressão das chagas de São Francisco, no dia 17. Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Monte Castelo, explica o propósito desta semana de reunião.
A segunda fase acontecerá no mesmo local, entre 28 de novembro e 2 de dezembro, quando os frades aprovarão o plano de ação quadrienal e acolherão as possíveis transferências entre os seis Conventos e as duas Casas filiais que compõem a Custódia Imaculada Conceição do Brasil.
Os Frades Menores Conventuais estão presentes há 19 anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, onde assumiram a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Monte Castelo e estabeleceram o Convento de São José de Cupertino. Em 2015, os religiosos assumiram também a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário de Minas.
Saiba mais sobre o encontro no perfil do Instagram: @ofmconvrj.
Comments