Por Rádio Catedral*
Neste mês de abril a Pastoral Familiar Arquidiocesana promoveu um evento para Formação Pré-Matrimonial por Acolhida. Cento e cinquenta pessoas, entre agentes de pastorais e movimentos, cerimonialistas, catequistas e diáconos, se reuniram na Paróquia São Mateus, no bairro homônimo, em Juiz de Fora.
O evento contou com a participação de André Parreira, autor do livro “Matrimônio: encontros de preparação”, também do casal Paulo Sérgio e Rosilene Rezende, Coordenadores do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, e do Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva.
De acordo com Paulo Sérgio, a presença de André Parreira estava sendo muito esperada e ele avaliou a formação como um momento muito produtivo.
O decreto citado pelo Coordenador do Setor Pré-Matrimonial se refere ao novo formato de catequese que será adotado em toda a extensão arquidiocesana a partir de junho e que irá guiar os noivos no caminho de preparação para o matrimônio.
A decisão vai ao encontro do que pede a Igreja Católica na tentativa de fornecer aos casais elementos mais sólidos para iniciar a vida familiar, como explica Paulo Sérgio.
Na avaliação do casal coordenador do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, segundo Paulo Sérgio, o encontro formativo vai contribuir muito com toda as paróquias também por meio das foranias.
André Parreira, que palestrou no encontro, é Agente de Pastoral Familiar da Diocese de São João del-Rei (MG) e contribuiu com suas experiências, especialmente a partir do seu livro “Matrimônio: encontros de preparação”, do qual é autor juntamente com sua esposa, Karina. O material de preparação para o matrimônio já atendeu a mais de 150 mil casais em todo o Brasil e também é utilizado nas formações da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Juiz de Fora.
*Com a colaboração de Brenda Melo da Folha Missionária.
Opmerkingen