top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Fiéis católicos celebram São Jorge

Por Fabíola Castro



A Igreja Católica celebra nesta terça-feira, 23 de abril, o dia de São Jorge.


Nascido na Capadócia, o santo morreu mártir em 303, entre atrozes torturas, por não negar sua fé durante as perseguições anticristãs desencadeadas pelo imperador romano Diocleciano. Pertenceu a um grupo de militares deste imperador, que perseguia os cristãos. Porém, Jorge renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.


São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido e preso. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.


Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:


“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”


Este famoso episódio é símbolo da fé que triunfa sobre o mal.


São Jorge, foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Ele é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas, arqueiros e todos aqueles ligados às ordens militares. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O santo é também Padroeiro de Portugal, Inglaterra e Catalunha.


O Pároco da Paróquia São Jorge – Igreja Católica Melquita de Rito Bizantino, em Juiz de Fora, Monsenhor João Carlos Teodoro, fala sobre a devoção a este santo tão popular.

Na Igreja Melquita, Monsenhor João Carlos, fala sobre a programação para este dia festivo.

A primeira missa do dia e também a última, às 7h da noite, são celebradas no Rito Bizantino, como comenta Monsenhor João Carlos.

O pároco da Igreja Melquita explica a diferença entre o Rito Bizantino e o Rito Romano.

Monsenhor João Carlos convida a todos para, além das celebrações deste dia de São Jorge, conhecer a paróquia.

A Igreja Melquita fica Rua São Sebastião, 1300 – Bairro Santa Helena.


Comunidade São Jorge em Santos Dumont (MG)


Também na cidade de Santos Dumont, na Comunidade São Jorge, pertencente à Paróquia São Sebastião, há celebração especial nesta terça-feira (23). // Às 19h, haverá procissão saindo da Matriz em direção à capela, onde será celebrada a Santa Missa. A Matriz São Sebastião fica na Rua Quinze de Fevereiro, 1610 - Bairro São Sebastião. A capela fica na Rua Antônio Fernandes, 253 – Bairro Quarto Depósito.


São Jorge onomástico do Papa


São Jorge é o onomástico do Papa Jorge Mario Bergoglio. Neste dia de sua memória litúrgica, o Papa Francisco doou – através da Esmolaria Apostólica – seis mil terços da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aos jovens da Arquidiocese de Milão, que esta manhã (23) participaram na Basílica de São Pedro da missa presidida pelo Arcebispo da cidade, Dom Mario Delpini.


Com este gesto – informa uma nota da Sala de Impresa da Santa Sé –, o “Santo Padre pede aos jovens uma lembrança especial na oração, com um ato de entrega a Nossa Senhora, a poucos dias do início do mês de maio, dedicado à Mãe de Jesus”.

15 visualizações0 comentário
bottom of page