top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Fibromialgia: dor crônica que pode afetar a qualidade de vida

Atualizado: 16 de abr. de 2021


Foto - Fibromialgia - divulgação

A Fibromialgia é uma doença crônica que produz dor generalizada nos músculos e no tecido fibroso (tendões). As dores podem progredir gerando uma piora na qualidade de vida. A doença pode aparecer após um período de estresse, como por exemplo, o imposto pelo isolamento social devido à disseminação do coronavírus. É preciso atenção aos sinais, procurar ajuda médica e mudar hábitos alimentares e de vida diária. A Dra. Alice Amaral, Médica Nutróloga, explica em entrevista sobre a doença. Confira:


O que é a Fibromialgia? Qual a sua causa?


Qual parte ou quais partes do corpo a Fibromialgia atinge?


Em que faixa etária ou em que público ela mais ocorre?


Quais limitações a Fibromialgia pode causar? Quais sinais e sintomas observar?


A Dra. Alice já comentou que não há um exame específico para detectar a Fibromialgia. Mas o que é observado para se chegar ao diagnóstico, qual profissional procurar ao se desconfiar da possibilidade da doença diante dos sintomas citados? E como é o tratamento?


Falando da alimentação, que hábitos mudar, o que incluir nas refeições?


O bom hábito alimentar contribui para nossa saúde no geral e, além disso, outros hábitos de vida saudáveis também devem ser incorporados no dia a dia?

É muito importante sempre estar atento aos sinais que o nosso corpo, o nosso organismo nos dá de que alguma coisa pode não estar indo bem. Uma dor que de repente não se dá atenção e deixa-se de lado pode ser sinal de algo mais grave que pode ser tratado logo e curado. Por isso, atenção, cuidado constante com a saúde, nosso bem mais precioso, deve estar sempre em primeiro lugar. Esse é o objetivo do nosso quadro "Bendita Saúde"!


Assim como esse momento delicado e ainda grave que estamos vivendo de pandemia da Covi-19, requer de nós muito cuidado, lavar as mãos com freqüência, usar álcool gel, se puder ficar em casa e, se tiver que sair usar a máscara da forma correta cobrindo o nariz e a boca e evitar aglomeração. Cuidado com a nossa saúde e com o outro!

30 visualizações0 comentário
bottom of page