top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Fevereiro Laranja: importância da doação de medula óssea

Por Fabíola Castro


O mês de fevereiro identificado com a cor laranja tem o objetivo de conscientizar a população sobre a leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea. A campanha "Fevereiro Laranja" também busca informar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.


A Médica Hematologista e Gerente Técnica da Fundação Hemominas em Juiz de Fora, Drª Andrea Nicolato, fala na entrevista sobre esse assunto. Confira:


Qual o objetivo da campanha Fevereiro Laranja?


O que é a leucemia?


Como são os tratamentos da leucemia. É diferente em cada caso?


Como a senhora disse anteriormente em alguns casos pode haver a necessidade do transplante de medula óssea e para que isso seja possível aos pacientes é preciso que haja doadores. Como é o cadastro para se tornar um doador de medula óssea?


O que é a doação de medula? Como é feito o procedimento?


Quando e como a solicitação de coleta é feita?


Como é feito esse processo de compatibilidade para doação?


Para se cadastrar como doador de medula óssea como fazer? É um cadastro nacional?


É importante que as pessoas se conscientizem da importância da doação de medula óssea e também da doação de sangue que são atitudes que podem salvar vidas?

Os tratamentos indicados para a leucemia dependem do tipo e extensão da doença. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.


No Brasil, o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) promove a busca de doadores no país e nos registros estrangeiros. O Brasil está entre os cinco maiores bancos de doação de medula óssea.


A Fundação Hemominas em Juiz de Fora (para cadastro para doação de medula óssea e também doação de sangue) funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h. O endereço é Rua Barão de Cataguases, s/nº - Centro. Informações e agendamentos pelo telefone (32) 3257-3100. A doação de sangue também pode ser agendada pelo aplicativo de celular “MGapp”.



7 visualizações0 comentário
bottom of page