top of page

Festival leva a arte do cinema para as escolas públicas de Juiz de Fora

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 12 de ago.
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Fotos: Divulgação/CineFanon
Fotos: Divulgação/CineFanon

A arte do cinema vai invadir as escolas públicas de Juiz de Fora neste segundo semestre com um projeto muito especial. É o “Cinema e Educação no FESTICIDI”, uma iniciativa que une educação, consciência ambiental, sensibilidade e criação coletiva.


Entre os meses de agosto e setembro, quatro escolas da rede pública vão receber oficinas criativas de audiovisual para crianças e adolescentes. O projeto é parte da programação do FESTICIDI – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade, que acontece de 18 a 21 de setembro na cidade.


As oficinas são destinadas a alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, e têm uma proposta pedagógica que valoriza o corpo, os sentidos, os saberes e os afetos das crianças. Uma das atividades se inspira nos quatro elementos da natureza – água, terra, ar e fogo – e envolve experimentações artísticas com som, imagem, movimento e expressão.


O idealizador do FESTICIDI, Ugo Soares, destaca o caráter multidisciplinar do festival.




As oficinas começaram nesta semana no Instituto Estadual de Educação, com turmas do 4º ano do Ensino Fundamental. O projeto ainda será desenvolvido nas escolas José Calil Ahouagi, Professor Reynaldo de Andrade e Jovita de Montreuil Brandão também recebem as atividades, com oficinas que acontecem em espaços como a horta escolar e envolvem criação de mini documentários feitos pelos próprios alunos.


O resultado desse trabalho será mostrado na Mostrinha Festicidi, uma sessão especial do festival, que vai acontecer no dia 18 de setembro, às 14h, no Cine-Theatro Central. Na ocasião, os alunos vão apresentar seus vídeos e participar de uma roda de conversa para contar suas experiências e processos criativos. Segundo Ugo Soares, este é um dos diferenciais do festival.


Ainda no dia 18, às 16h, o festival promove o Segundo Encontro Regional de Cinema e Educação, reunindo educadores, artistas e estudantes para debater o papel do cinema na escola e na transformação social.


O FESTICIDI é organizado pela Associação Cultural CineFanon e tem como missão dar visibilidade à cultura da diversidade e promover o diálogo sobre direitos humanos por meio da arte.


A participação nas oficinas é gratuita. Mais informações estão disponíveis no instagram @festicidi.jf e @cinefanon


ree

Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page