top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Festa de São Miguel em Santos Dumont: gratidão pelo reencontro presencial, destaca vigário paroquial

Confira também a programação em honra aos Santos Arcanjos em paróquias e comunidades em Juiz de Fora


Por Roberta Oliveira

Festa de São Miguel 2022 Foto: Marcus Guerra/Paróquia São Miguel e Almas


Em paróquias e comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora, a semana é de preparação para a celebração dos Santos Arcanjos, nesta quinta-feira, dia 29 de setembro. Em Santos Dumont, os devotos participam da novena e festa social na Igreja de São Miguel e Almas.


A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”, e “Anjo”, significa “mensageiro”. Eles aparecem na Bíblia com missões importantes dadas por Deus. São Miguel é protetor dos filhos de Deus e da Igreja; São Gabriel é o mensageiro responsável pela Anunciação e São Rafael é invocado como o guia dos que viajam.


Confraternizando sob as bênçãos de São Miguel

Neste ano, o tema das reflexões é “Quem como Deus”, que é o significado do nome Miguel. E o lema é uma frase de Papa Francisco: “São Miguel vence porque nele é Deus quem age”. O vigário paroquial, Padre Rafael Coelho do Nascimento, destacou a importância da confraternização e vivência coletiva da fé que voltou a ser possível neste ano.


Padre Rafael aproveitou para agradecer a todos os envolvidos na organização e realização da festa do padroeiro deste ano.


Nesta quarta, 28 de setembro, termina a novena - que teve as orações diárias disponibilizadas nas redes sociais - e a festa social. Nesta quinta-feira, 29, dia de São Miguel, a programação começa cedo, como explica o vigário paroquial, Padre Rafael Coelho do Nascimento.


Festa de São Miguel 2022 Foto: Marcus Guerra/Paróquia São Miguel e Almas

Festa em paróquias de Juiz de Fora


Além da Paróquia São Miguel e Almas, outras comunidades em Juiz de Fora também estão com programação especial em honra aos Santos Arcanjos.


O Santuário São Miguel e Almas na Rua Joaquim Vicente Guedes, 1.975, no Bairro Graminha encerra nesta quarta o tríduo com bênção especial para as famílias às 19h. Na quinta-feira, será realizada missa solene às 19h com bênção das imagens, do sal, do óleo, da água e das velas de São Miguel. Nos dois dias, tem funcionamento de barraquinhas.


A Comunidade Santos Arcanjos, na Rua Aleixo Martins Neto, em frente ao nº 831, no Marumbi realiza hoje o último dia do tríduo às 19h seguido de missa às 19h30. No dia do padroeiro, estão previstas missas às 7h, 10h, 15h, 17h e 19h, na Matriz Santa Rita de Cássia, na Rua Barão do Retiro, 388 no Bairro Bonfim.


E a Igreja São Miguel, que fica na Rua dos Vencedores, 5, no Alto Santo Antônio, também terá nesta quarta o último dia do tríduo às 19h30. Na quinta-feira, a missa será no mesmo horário e a festa termina no domingo, 9, com show de prêmios a partir das 14h.


Programação completa na Arquidiocese


Santos Dumont


Paróquia São Miguel e Almas: Praça Cesário Alvim, 49, Centro


De 20 a 28 de setembro – Novena 15h e 19h – Missa e novena na Matriz


Dia 29 de setembro – Quinta-feira – Dia dos Santos Arcanjos 7h, 9h, 11h e 15h – Missas 17h – Missa Solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade *Retornando para a Igreja Matriz, haverá o canto do “Te Deum” e bênção do Santíssimo Sacramento.

*Haverá funcionamento de barraquinhas todos os dias e shows nos finais de semana.


Juiz de Fora


Santuário São Miguel e Almas: Rua Joaquim Vicente Guedes, 1.975, Bairro Graminha


De 26 a 28 de setembro – Tríduo 19h – Missa com bênção especial *Dia 26: bênção das crianças **Dia 27: bênção dos jovens ***Dia 28: bênção das famílias


Dia 29 de setembro – Quinta-feira – Dia dos Santos Arcanjos 19h – Missa Solene com bênção das imagens, do sal, do óleo, da água e das velas de São Miguel

*Haverá funcionamento de barraquinhas entre os dias 26 e 29 de setembro.


Comunidade Santos Arcanjos: Rua Aleixo Martins Neto, em frente ao nº 831, Marumbi


De 26 a 28 de setembro – Tríduo 19h – Terço 19h30 – Missa *O tríduo será realizado na comunidade.


Dia 29 de setembro – Quinta-feira – Dia dos Santos Arcanjos 7h, 10h, 15h, 17h e 19h – Missas na Matriz Santa Rita de Cássia* *A Matriz fica na Rua Barão do Retiro, 388 – Bonfim.


Igreja São Miguel: Rua dos Vencedores,5, Alto Santo Antônio


De 26 a 28 de setembro – Tríduo 19h30 – Missa


Dia 29 de setembro – Quinta-feira – Dia dos Santos Arcanjos 19h30 – Missa


Dia 9 de outubro – Domingo 14h – Show de prêmios

183 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page