top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Festa da Divina Misericórdia é celebrada neste segundo domingo da Páscoa

Por Fabíola Castro


A Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus demonstram toda bondade e compaixão do Pai para conosco. Após a Páscoa, a Igreja estende esses dias de júbilo a toda essa semana que culmina no Domingo da Divina Misericórdia.


A data foi instituída oficialmente pelo Papa São João Paulo II no ano 2000 e comemorada imediatamente no primeiro domingo que sucede ao da Ressurreição. A Festa da Divina Misericórdia deseja nos fazer imergir diretamente na Fonte Única e repleta de compaixão e bondade: o Coração Misericordioso de Cristo.


Esta celebração acontece no segundo Domingo da Páscoa e baseia-se nas revelações privadas a Santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa que recebeu as mensagens de Jesus sobre sua Divina Misericórdia.


O Padre José Domício Ferreira da Silva destaca que essa festa emana a misericórdia do coração de Jesus para conosco e que devemos ser misericordiosos uns com os outros.


A Festa da Divina Misericórdia será lembrada em todas as missas deste domingo (16). Neste dia, a Igreja concede a indulgência plenária a todos os fiéis que cumprirem as algumas condições como: realizar a confissão sacramental, comungar no dia da festa e rezar pelas intenções do Santo Padre as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Credo.


Algumas paróquias e comunidades prepararam programações especiais em lembrança à data.


Comunidade Resgate


Na Comunidade Resgate, a Festa da Misericórdia será realizada no Centro de Evangelização, em Chácara, a partir das 9h, comemorando os dez anos do local.


O evento contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, da fundadora e cofundadora da comunidade, Cristina e Sabrina Ribeiro.


A programação do evento inclui: pregações, adoração, momento de oração, Terço da Misericórdia e bênção solene dos quadros de Jesus Misericordioso, conforme o expresso pedido do próprio Jesus.


O Centro de Evangelização da Comunidade Resgate fica na antiga Fazenda São Fidélis, BR-267, Km 82, estrada que liga Juiz de Fora a Chácara. Haverá ônibus saindo do centro de Juiz de Fora as 8h, 10h, 13h e 15h.


Paróquia Nossa Senhora do Líbano – Grajaú


Na Matriz Nossa Senhora do Líbano haverá, também no domingo (16), Terço da Divina Misericórdia às 15h e, na sequência, uma tarde louvor em lembrança à festa.

A igreja fica na Rua Raulina Magalhães, 40 – Grajaú.


Paróquia São João Paulo II – Nova Era


Na Igreja Matriz do bairro Nova Era, no domingo, será realizada a Tarde da Misericórdia. Com início às 14h, será um momento de louvor e adoração, com pregação, terço e Santa Missa.

A Matriz fica na Rua Jarcil Firmino Pinheiro, 30 ‐ Bairro Nova Era.


Paróquia Santíssima Trindade – Poço Rico


Na Paróquia Santíssima Trindade, haverá visita do quadro da Divina Misericórdia pelas comunidades ao longo da manhã do domingo, até a Matriz. Na sequência, haverá uma programação especial pela tarde, com Missas, oração, reflexão da Divina Misericórdia e confraternização.

Segue abaixo a programação detalhada:

8h – Apresentação do Quadro da Divina Misericórdia no Santuário São Judas Tadeu 9h30 – Apresentação do Quadro da Divina Misericórdia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima 10h20 – Benção com o Quadro da Divina Misericórdia em frente ao hospital Albert Sabin 11h – Chegada do Quadro da Divina Misericórdia na Igreja Menino Jesus de Praga, seguida de Missa Solene 12h às 15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento 15h – Missa e Unção dos Enfermos 16h – Palestra “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai” 17h – Lanche partilhado 18h – Missa de Encerramento

A Igreja Menino Jesus de Praga fica na Rua Pinto de Moura, 70 – Bairro Poço Rico.


Paróquia São Sebastião – Barreira do Triunfo


Na Barreira do Triunfo, a programação especial já teve início com o novenário, sempre às 15h. No domingo, dia 16 de abril, a comunidade recorda a festa da Misericórdia já na Missa das 8h, no entanto, só a partir das 14h acontece um momento diferenciado, com oração, louvor, pregação e benção do Santíssimo.

A Igreja Matriz fica na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 10578 – Bairro Barreira do Triunfo.


Paróquia Santa Ana- Belmiro Braga/MG


Em Belmiro Braga, no domingo, será realizado uma tarde de adoração, a partir das 15h. Iniciando com o Terço da Divina Misericórdia, o momento de oração se encerra com a Santa Missa, às 19h.

A Matriz fica na Rua Nicola Falci, 28 – Centro.


Paróquia São Joaquim e Santa Ana – Santos Dumont/MG


Em Santos Dumont (MG), a festa será recordada a partir das 14h30, com Adoração ao Santíssimo durante a tarde e Santa Missa às 19h. Haverá funcionamento de barraquinha de pastel durante todo o evento.

A Paróquia fica na Rua Francisco Brechó, s/nº – Bairro Córrego do Ouro


Paróquia Santa Ana – Santana do Deserto/MG


Na cidade de Santana do Deserto, haverá uma Tarde de Louvor na Matriz com o seguinte tema: Divina Misericórdia, fonte de milagres e prodígios. Na programação estão previstos momentos de oração, pregação, louvor, confissão e lanche partilhado, a partir das 15h. A Santa Missa, às 19h, encerra o momento.

A Matriz fica na Praça Dr. Mauro Roquete Pinto, s/nº – Centro.

60 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page