top of page

Festa Alemã transforma JF na capital da cultura germânica

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • 4 de set.
  • 1 min de leitura

Por Rádio Catedral


Divulgação/Festa Alemã
Divulgação/Festa Alemã


Juiz de Fora já respira os ares da cultura alemã. Até 14 de setembro, acontece mais uma edição da  tradicional Festa Alemã do Bairro Borboleta, que em 2025 está sendo realizada no Shopping Jardim Norte.


A festa, que reúne música, dança, gastronomia e tradições germânicas, é considerada patrimônio cultural de Juiz de Fora e atrai milhares de visitantes todos os anos. Em 2024, o evento recebeu mais de 120 mil pessoas de 139 municípios e 9 estados brasileiros.


Neste ano, a estrutura contará com cerca de 4 mil metros quadrados de área coberta, 12 restaurantes, 17 cervejarias e 18 espaços de artesanato e alimentação. A programação cultural terá mais de 120 atrações, incluindo grupos folclóricos alemães, portugueses, italianos e brasileiros.


Na música, destaque para a Banda Alemão Cascudo, que se apresenta diariamente, além de conjuntos convidados de outros estados. A Orquestra Sinfônica Pró-Música e a Orquestra de Câmara Ars Brasilis também integram a programação.


A gastronomia é outro ponto alto da festa. O Festival Gastronômico Germânico chega à sua 12ª edição, com pratos típicos e concursos de pão, cuca e torta alemã. Não vão faltar ainda os tradicionais concursos de chopp em metro, salsichão e olimpíadas folclóricas.


Além da festa, Juiz de Fora está sendo palco do Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina, que acontece até sábado, com palestras e atividades paralelas. Serão 12 dias de celebração da cultura alemã e teuto-brasileira, reforçando as raízes germânicas na cidade e a tradição da Colônia do Meio, no bairro Borboleta.




Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page