top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Feira leva a Cultura da Paz para o coração de Juiz de Fora

Por Fabíola Castro e Roberta Oliveira



Na tarde desta segunda-feira, 19 de dezembro, a Feira de Cultura da Paz, promovida pelo Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz, será realizada em Juiz de Fora. A atividade será na Praça João Pessoa, em frente ao Cine Theatro Central, no Calçadão da Rua Halfeld, a partir das 13h.


Ao longo da tarde, serão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos setores de apoio e atendimento a vítimas de violências, fortalecendo o conhecimento sobre a rede de proteção a essas pessoas, como explica, Fabrício Luis da Silva, supervisor do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora.


Segundo Fabrício Luis da Silva promover o evento no centro da cidade é uma estratégia para atingir diversos públicos.


A professora Cacilda Andrade de Sá, que é Coordenadora do Programa Cultura de Paz: Tecendo Redes, comentou que é uma oportunidade de refletir e mudar em prol da promoção a paz em Juiz de Fora.




Implantado por meio do decreto Nº 15.034, de 18 de fevereiro, o Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz de Juiz de Fora reúne diferentes setores e órgãos, para trabalharem pela construção de políticas de enfrentamento, prevenção e atenção ao fenômeno da violência. Ações interinstitucionais vêm sendo desenvolvidas, com vistas a melhor apuração de dados, compreensão e direcionamento de atuação mais efetiva sobre a temática.

Durante o ano de 2022, uma parceria entre a Prefeitura e a UFJF viabilizou o projeto "Cultura de Paz e Prevenção das Violências: tecendo redes". A iniciativa é vinculada ao Plano Municipal de Vigilância das Causas Externas. Desde julho, professores e alunos da UFJF e profissionais da área de Saúde da PJF trabalham no planejamento e nas ações práticas do projeto, como uma série de capacitações, mapeamento e ações de comunicação.

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page