top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Famílias em busca da santidade: as reflexões do Encontro Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Por Roberta Oliveira


“Amor familiar, vocação e caminho de santidade” foi o tema que inspirou diversas reflexões durante o Encontro Arquidiocesano da Pastoral Familiar. A reunião foi no sábado, 6 de agosto, no Edifício Christus Lumen Gentium, em Juiz de Fora.



Os participantes destacaram de que forma a família é fundamental para a vida em comunidade na Igreja Católica. Além disso, também foi um momento de preparação para a Semana Nacional da Família, que terá programação entre 14 a 21 de agosto.

Famílias em busca da santidade, exorta Dom Gil


O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira comentou que agosto é o mês das vocações, as famílias foram convidadas a conversar sobre como refletir a luz de Deus nas comunidades onde estão inseridas.




O papel das famílias na atualidade da Igreja Católica


O Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, comentou como o Encontro Arquidiocesano contribui para o contexto das reflexões atuais da Igreja Católica sobre o papel das famílias.


O palestrante do encontro foi o Padre Dalton Barros de Almeida, CSsR, que pesquisa sobre afetividade e acompanha casais em terapia. Ele destacou a busca pelo equilíbrio na atuação nas diferentes dimensões dos integrantes das famílias.


"Famílias cuidando de famílias", destaca casal representante da Regional Leste 2


O evento também teve o depoimento do casal representante da Pastoral Familiares do Regional Leste 2, Silvia e Gilberto Silva. Naturais de Governador Valadares, eles falaram sobre as experiências de participar do Encontro Mundial das Famílias deste ano em Roma, como explicou Gilberto.


Sílvia Silva destacou a importância de famílias cuidarem das famílias neste momento de retorno das atividades nas comunidades após a pandemia.


Como fazer parte da Pastoral Familiar


Os casais que sentirem o chamado a servir podem procurar a Pastoral Familiar nas paróquias onde vivem. Ou entrar em contato no Centro Pastoral Arquidiocesano, que fica na Avenida Rio Branco, 4.516, no Bairro Alto dos Passos.


Os telefones de contato são (32) 3229‐5450 e (32) 3229‐5466. Outra opção é enviar e-mail para cparquidiocesejf@hotmail.com ou centropastoral@arquidiocesejuizdefora.org.br.



18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page