Exposição de estandartes une fé, tradição e cultura
- Radio Catedral

- 15 de fev.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

No coração de Juiz de Fora, a fé e a arte se encontram em uma nova exposição que promete encantar os visitantes. O Forum da Cultura da UFJF abre suas portas para a mostra "Estandarte e Fé, bem imaterial de Guarani", trazendo ao público a beleza e a tradição dos estandartes religiosos da cidade de Guarani, Minas Gerais.
De longe, já se pode ver o colorido vibrante das fitas ao vento e as imagens sacras que representam a devoção de um povo. A exposição, com curadoria dos artistas plásticos Alex da Costa Marigo e Ricardo da Costa Marigo, apresenta mais de dez peças que fizeram parte do tradicional Salão do Estandarte de Guarani, um evento anual que ocorre desde 2005 e que tem como objetivo valorizar essa manifestação cultural tão ligada ao catolicismo mineiro.
Em entrevista à Rádio Catedral, Ricardo Marigo contou como surgiu a ideia da exposição.
Ricardo Marigo também destacou o que os visitantes podem esperar da exposição.
O curador também ressaltou a mostra como um espaço de preservação e valorização de um dos grandes destaques da cultura local da cidade de Guarani.
A mostra traz estandartes ricamente decorados com bordados, fitas de cetim, paetês, crochê e até materiais recicláveis, representando figuras como Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia e São Sebastião, por meio da fé e da criatividade dos artesãos, conforme explica Ricardo Marigo.

Ricardo também evidencia o caráter único de cada trabalho.
Cada peça reflete a fé e a criatividade dos artistas populares que mantêm viva essa tradição secular, como destaca o curador da exposição.
Além da riqueza estética, os estandartes carregam consigo um profundo valor simbólico. Por serem produzidos manualmente, eles preservam saberes e técnicas artesanais que atravessam gerações.
Ricardo Marigo faz um convite especial aos ouvintes da Rádio Catedral para visitarem a exposição.
Reforçando, a mostra "Estandarte e Fé, bem imaterial de Guarani" segue aberta ao público até o dia 28 de fevereiro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, no Centro de Juiz de Fora, próximo ao Parque Halfeld.










Comentários