• Radio Catedral

Exibição de filme em JF abre debate sobre impactos ambientais nos rios Paraíba do Sul e Paraibuna

Por Fabíola Castro


O Teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora, sedia nesta quarta-feira (24), a partir das 19h, a exibição, presencial e gratuita, do filme “Caminho do Mar". O evento é uma iniciativa da Bang Filmes juntamente com a Prefeitura de Juiz de Fora (MG).


O documentário longa-metragem, produzido pela Bang Filmes, com direção e roteiro de Bebeto Abrantes, projeto e produção de Juliana de Carvalho, é um “fluvial movie”, que percorre a nascente do rio Paraíba do Sul, no município de Areias (SP), até sua foz, na praia de Atafona, em São João da Barra (RJ), totalizando cerca de 1.150 km. Juliana de Carvalho comenta sobre a produção.


A produtora Juliana de Carvalho explica a motivação para realizar o filme sobre o Rio Paraíba do Sul.


Juliana de Carvalho fala ainda sobre o motivo de trazer o filme para exibição na cidade e propiciar uma discussão.


A exibição do filme nesta quarta-feira (24), no Teatro Paschoal Carlos Magno, será seguida pelo webinário “O impacto das águas do rio Paraibuna na bacia do rio Paraíba do Sul”.


O webinário será aberto pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marilia Carvalho de Melo, com mediação de Guilherme Souza, do projeto Piabanha e participação de Flavio Monteiro (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul - AGEVAP), Eduardo Araújo (Instituto Mineiro de Gestão de Águas- IGAM), João Siqueira (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF), Marcelo MassaharuAraki (Instituto Estadual de Florestas - IEF) e Renata Maranhão (Agência Nacional de Águas – ANA)


O evento, que também será transmitido pelo canal da Bang Filmes no YouTube, ainda abordará o projeto Conexão Mata Atlântica e o programa Mananciais do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul que, entre outras iniciativas, promovem a restauração florestal de Juiz de Fora e cabeceiras do rio Paraibuna, como explica Juliana de Carvalho.

O Teatro Paschoal Carlos Magno fica na Rua Gilberto de Alencar s/nº, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro de Juiz de Fora. A entrada para a exibição do filme “Caminho do Mar”, que tem classificação livre, é gratuita, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

0 comentário