top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Exame para dosagem de anticorpos pós-vacinal contra a Covid-19. Fazer ou não?

Atualizado: 9 de set. de 2021

Por Fabíola Castro*

Foto: Getty Images.

As pessoas têm ficado em dúvida, questionado se é preciso, se é eficiente fazer exame de anticorpos depois de se vacinar contra a Covid-19 para saber se o imunizante gerou proteção. Mas, será mesmo necessário buscar por essa comprovação? O que não podemos nunca é nos deixar levar por qualquer tipo de informação não checada, não vinda de fontes confiáveis, pelas famosas fake news quando o assunto é nossa saúde, e nesse momento, principalmente em relação às vacinas, em relação à Covid-19.


O Médico Pneumologista, Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dr. Júlio Abreu, explica se é necessário ou recomendado fazer exame de dosagem de anticorpos pós-vacinal contra a Covid-19.

Sobre a necessidade de se fazer exame de anticorpos pós-vacina contra a Covid-19, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), já havia publicado uma Nota Técnica em 26 de março de 2021 em que não recomenda a realização de sorologia para avaliar resposta imunológica às vacinas Covid-19, assim como ressaltou também o Professor Dr. Julio Abreu. Como ele disse, a depender do resultado, a pessoa pode ficar ansiosa pelos valores baixos ou se sentir totalmente segura se os valores estiverem altos. O fato é, que mesmo vacinados, precisamos continuar mantendo os cuidados. A pandemia não acabou, e ainda, como o próprio Dr. Julio frizou precisaremos por um bom tempo evitar os locais aglomerados e não podemos lançar mão das máscaras.


A vacinação mostra a sua eficácia, mas as variantes do coronavírus estão circulando cada vez mais. Apesar de muitos lugares já terem conseguido imunizar com a primeira dose as pessoas acima de 18 anos, é preciso completar a proteção com a segunda dose. E, nesse momento, já se discute a terceira dose para os grupos mais vulneráveis. Sem falar que os adolescentes também ainda não foram vacinados, é mais um público que ainda precisa ser protegido. Cuidado é a palavra e a atitude que precisamos, para irmos retornando com as atividades da nossa vida em comunidade, em sociedade, aos poucos e em definitivo.


*Áudio do Instagram @profjulioabreu.


5 visualizações0 comentário
bottom of page