top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Eventos em Juiz de Fora celebram 91 anos da Paulus no Brasil

Neste sábado, 20 de agosto, a Paulus comemora 91 anos de presença no Brasil. Por isso, uma programação especial em Juiz de Fora celebra o aniversário.

Na sexta-feira, 19, às 15h, será realizado o Café e Debate sobre “Paulo de Tarso - Vida e Pensamento”, tendo como facilitadora Mariana Venâncio. O evento é gratuito.


No sábado, 20, às 10h, haverá Celebração Eucarística presidida pelo Padre Cássio Barbosa de Castro, seguida de um coquetel.


Os dois eventos serão no auditório da Paulus Livraria em Juiz de Fora, que fica na Avenida Rio Branco, 2.590, no Centro.



História da Paulus*

Tiago Alberione nasceu em São Lourenço de Fossano, Itália, no dia 4 de abril de 1884. É o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco, modestos agricultores. Iniciou sua vida religiosa aos 6 anos, quando afirmou que queria ser padre.

Frente a tantas mudanças sociais, Alberione sonhava em fazer algo por Deus e pela humanidade do novo século. Em 20 de agosto de 1914, concretizou esse sonho com o início da Escola Tipográfica Pequeno Operário (na cidade de Alba, Itália), que mais tarde seria chamada de Pia Sociedade de São Paulo — PAULUS, instituição religiosa que tem por missão evangelizar com a ajuda da imprensa e dos meios multimediais.

Junto com a PAULUS, Alberione fundou uma grande família religiosa, a família paulina, que compreende, além da Pia Sociedade de São Paulo, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo — Paulinas, as Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor — Pastorinhas e a Congregação Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações — Irmãs Apostolinas.

Em 1931, a Pia Sociedade de São Paulo chega ao Brasil com os pioneiros Pe. Xavier Boano e Sebastião Trosso. Uma vez instalados, a primeira ação dos paulinos foi assumir o jornal La Squilla, dirigido à colônia italiana em São Paulo. Dá-se assim início à missão da PAULUS no país. No mesmo ano publicaram o primeiro Santo Evangelho no Brasil, que teve tiragem de 10 mil exemplares.

Após a impressão do Santo Evangelho, inicia-se a produção de livros. Fiel ao ideal de “falar de tudo cristãmente”, a PAULUS, hoje, tem publicações nas mais variadas áreas: antropologia, apoio pedagógico, autoajuda, bíblicos, catequese, comunicação, devocionais, dicionários, documentos da Igreja, educação, espiritualidade, ética, filosofia, história, infantojuvenil, literatura, pastoral, psicologia, sociologia e teologia. Atualmente, a Editora conta com mais de dois mil títulos organizados em seus catálogos.

Além de Bíblias e livros, a PAULUS tem consistente atuação com periódicos (folhetos litúrgico-catequéticos e revistas). O mais popular deles — O Domingo — tem tiragem semanal de quase dois milhões de exemplares.

Como editora multimedial, atua também na área de música, da erudita à popular, da música para relaxamento a cantos litúrgicos. Possui também vídeos religiosos e pedagógicos.

A PAULUS está atualmente em 33 países, com editoras, livrarias, produções jornalísticas e musicais, programas de rádio, audiovisuais, multimídia, centros de estudo, pesquisa e formação.

Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação da marca. O designer italiano Giorgetto Giugiaro criou a logomarca atual em 1993, que passou a ser usada em todos os países. A nova proposta expressa a missão da PAULUS, pois representa o encontro do ser humano com Deus e o reconhecimento dos valores humanos, por meio da identificação com Cristo Caminho, Verdade e Vida.

No Brasil, o lançamento da nova marca aconteceu em agosto de 1994.



*Fonte: paulus.com.br.

22 visualizações0 comentário
bottom of page