top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Estudo realizado pela UFJF para remodelação e otimização do transporte coletivo urbano de JF é divulgado pela Prefeitura

Por Rádio Catedral


Os resultados de um estudo de remodelação do transporte coletivo urbano, desenvolvido pelo corpo técnico da Universidade Federal de Juiz de Fora para remodelação e otimização do transporte coletivo urbano no município foi divulgado nesta última segunda-feira (22).

 

A apresentação foi realizada pelos professores doutores autores do estudo: Priscila Capriles, Mateus Costa e Leonardo Goliatt, e também pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão.

 

A Prefeita explicou o estudo contratado pela Prefeitura de Juiz de Fora para avaliação do transporte público do município.



A Prefeita de Juiz de Fora foi questionada sobre melhorias do transporte público ao usuário.



A chefe do Executivo juiz-forano explicou o sigilo de dez anos imposto ao estudo de remodelação do transporte coletivo realizado pela UFJF.



Segundo a Prefeita, as empresas do transporte público da cidade participam do comitê gestor e são conhecedoras do estudo.



O professor da UFJF, Mateus Costa, explicou como foi desenvolvido o estudo, destacando que o controle era muito precário.

 


Para desenvolver o projeto, o corpo técnico realizou visitas nas empresas responsáveis pela prestação de serviço e entrevistou funcionários, como mecânicos, motoristas; foram feitas reuniões com os servidores da PJF e também com representantes de associações de bairro para entender a realidade operacional, as necessidades e os anseios de melhorias, como também explicou o professor Mateus Costa.



O tratamento e entendimento dos dados foi um passo mais difícil do processo, segundo professor Mateus Costa.



Professor Mateus explicou que com os dados do estudo, a Prefeitura poderá colocar em prática as ações de melhorias.



O sistema desenvolvido, conforme divulgado, visa auxiliar no melhor planejamento da mobilidade urbana, na melhoria da eficiência, nos serviços prestados de forma consistente e uniforme, além de facilitar a comunicação entre os operadores.  


A criação do sistema também deu preferência ao uso de códigos abertos para que a administração pública possa aprimorá-los ao passar dos anos.


As inovações incluem o desenvolvimento de três ferramentas computacionais para gestão de dados e informação, sendo uma para gerenciamento financeiro, outra para gerenciamento do transporte coletivo por ônibus e um site, este de acesso público, com quadros atualizados de horários e rotas.

 

Estiveram também da coletiva de imprensa a professora da UFJF, Priscila Capriles, o secretário de Mobilidade Urbana e presidente do Comitê Gestor do Sistema de Transporte Coletivo, Tadeu David, a secretária de Governo, Cidinha Louzada, o Procurador Geral do Município, Marcus Motta e a secretária de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Janayna Ferreira.

 

3 visualizações0 comentário
bottom of page