top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Estudantes do Ensino Superior realizam a prova do Enade no domingo (27)

Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos de cursos de Ensino Superior. A edição 2022 do exame será neste domingo, dia 27 de novembro.

Sendo uma avaliação obrigatória, o estudante universitário que se recusar a fazer a prova poderá não colar grau, ou seja, se formar e emitir seu diploma. Além disso, o exame avalia a qualidade do curso e o desempenho do aluno, como explica a Pró-reitora de Graduação da Estácio, Paula Campos.


Paula Campos fala ainda sobre os diversos programas de auxílio educacional do Governo Federal para o ensino superior, principalmente nas Instituições Privadas, que contam com a avaliação do Enade.


A docente destaca a relação do Enade com os programas de auxílio como o PROUNI e o FIES, por exemplo.


As provas do Enade não são aplicadas para todos os universitários, mas somente para os que estão no período inicial do curso ou já concluindo, como comenta a Pró-reitora de Graduação da Estácio, Paula Campos.


Os alunos dos cursos superiores tecnólogos também devem fazer a prova do Enade.


Conforme Paula Campos, para o estudante universitário saber se está selecionado para realizar a prova do Enade basta consultar a coordenação de seu curso ou pela internet.


Alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 têm até sábado (26) para preencher o Questionário do Estudante. O instrumento, que é obrigatório, deve ser respondido até as 23h59 (horário de Brasília) por meio da página do Enade na internet. Apenas após responder o questionário é que o estudante conseguirá visualizar seu Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém as informações sobre o local de prova.


Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o último domingo (20), 405.201 estudantes já haviam preenchido o questionário. Esse número representa 67,75% dos 598.116 estudantes concluintes inscritos no exame.


Reforçando, a prova do Enade será no domingo, 27 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente. O exame será aplicado das 13h30 às 17h30 e conta com 40 questões ao todo. Nele serão avaliados os conteúdos curriculares ministrados nos respectivos cursos de graduação de cada estudante. Em Juiz de Fora, milhares de estudantes farão a prova.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page