Especialista fala sobre os desafios do letramento digital na alfabetização
- Radio Catedral
- hĆ” 30 minutos
- 1 min de leitura
Por RƔdio Catedral

Celebrado neste dia 14 de novembro, o Dia Nacional da Alfabetização convida a uma reflexĆ£o sobre os desafios da educação na era digital. Ler e escrever continuam sendo competĆŖncias fundamentais, mas, segundo especialistas, jĆ” nĆ£o sĆ£o suficientes: Ć© preciso tambĆ©m aprender a navegar com seguranƧa e senso crĆtico no mundo online.
Uma pesquisa divulgada pela AgĆŖncia Brasil revelou que pessoas com maior nĆvel de alfabetização funcional tĆŖm mais facilidade para realizar tarefas no ambiente digital, como compras, cadastros e o uso de serviƧos pĆŗblicos.
O dado reforƧa a existĆŖncia de uma grande desigualdade de acesso e domĆnio das tecnologias, mesmo entre os que jĆ” sabem ler e escrever.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia da EstÔcio, professora Ana Carolina Mattos, o letramento digital precisa começar na formação dos professores.
Ana Carolina Mattos destaca o desafio de falar da inclusĆ£o digital, principalmente em meio aos diferentes nĆveis de acesso da população Ć tecnologia.
Para a professora, Ć© fundamental que empresas locais se envolvam, propondo oficinas e projetos que ampliem o acesso Ć internet e aos dispositivos.
Ana Carolina tambĆ©m destaca que o letramento digital nĆ£o se limita Ć escola, e que as famĆlias tĆŖm papel fundamental na orientação do uso consciente da tecnologia.
Para Ana Carolina Mattos, o segredo no uso da tecnologia estĆ” no equilĆbrio.





