top of page

Especialista alerta para acidentes com a rede elétrica durante as férias

  • Foto do escritor: Radio Catedral
    Radio Catedral
  • 28 de jul.
  • 1 min de leitura

Por rádio Catedral


Foto: Divulgação/Cemig
Foto: Divulgação/Cemig

Com o recesso escolar de julho, muitas crianças e adolescentes passam mais tempo em casa, o que exige atenção redobrada por parte dos responsáveis. A Cemig faz um alerta importante: o ambiente doméstico pode esconder perigos sérios quando o assunto é eletricidade.


Segundo o Anuário da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – só em 2024, 80 crianças e jovens de até 15 anos foram vítimas de choques elétricos no Brasil. Quase 50 desses casos terminaram em morte. Desde 2013, já são 787 vidas perdidas por esse tipo de acidente.


Além dos choques, os incêndios causados por sobrecarga ou curto-circuito também preocupam. Ainda de acordo com a Abracopel, 14 crianças morreram em incêndios de origem elétrica só no ano passado. No total, desde 2013, são 186 vítimas nessa faixa etária.

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, alerta que medidas simples podem ajudar a diminuir os riscos, principalmente no que diz respeito, por exemplo, aos carregadores.


Outro ponto de atenção durante as férias é a brincadeira com pipas. Em apenas cinco meses, a Cemig registrou mais de 850 ocorrências envolvendo pipas em Minas Gerais, o que deixou 248 mil clientes sem energia. Demétrio Aguiar reforça que empinar a pipa deve ser longe da rede elétrica.


Demétrio Aguiar também chama a atenção para a segurança de instalações elétricas dentro de casa.



Comentários


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page