por Giovane Rezende*
Juiz de Fora sedia, desde a última sexta-feira (23), um Gabinete Episcopal da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas. O anúncio oficial foi feito durante Santa Missa em honra a São Jorge, padroeiro da Igreja Melquita localizada no município. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Eparca Dom George Khoury.
Com a instalação do escritório, o Eparca Melquita se dividirá entre Juiz de Fora e São Paulo, onde fica a sede da Eparquia, na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso. A decisão, tomada com o consentimento de Dom Gil, foi necessária devido à ausência, na cidade, de um padre greco-melquita.
No início deste ano, Monsenhor João Carlos Teodoro foi afastado por problemas de saúde e, desde então, a paróquia é conduzida pelo Padre Geraldo Luiz Alves Silva, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e Pároco da Paróquia São Benedito.
Segundo Dom Gil Antônio Moreira, a Arquidiocese de Juiz de Fora atendeu ao pedido do Eparca para cuidar da Paróquia de São Jorge.
O Eparca Melquita, Dom George Khoury, gradeceu a amizade e a disponibilidade do Arcebispo.
Padre Geraldo, que foi empossado Administrador Paroquial, revelou sua satisfação em poder servir à Igreja.
Padre Geraldo Luiz Alves Silva ainda recordou a relação de fraternidade entre as Igrejas latina e oriental.
A Paróquia São Jorge de Juiz de Fora é, desde a década de 1950, uma das sete comunidades melquitas do Brasil, pelas quais Dom George Khoury é o responsável desde junho de 2019. Com o bispo, há, no país, nove padres greco-melquitas, e a intenção do Eparca é criar um seminário para formação de novos vocacionados.
Confira fotos:
*Fotos e informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora
Комментарии