Por Fabíola Castro
A escova de dentes é um objeto muito importante para nossa higiene bucal e está presente no dia a dia, seja em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, afinal de contas ela é grande responsável pela boa higiene da nossa boca, principalmente após as refeições. Mas, será que existe um modelo ideal de escova de dente? Qual a hora cerca de trocá-la? Tem problema usar a mesma escova por muito tempo? E com ela qual a forma correta de fazer a escovação dos dentes?
Um estudo da USP (Universidade de São Paulo) analisou 345 modelos de escovas adquiridas em diferentes estabelecimentos comerciais daquele Estado. O levantamento mostrou que mais de 82% das escovas de dente vendidas têm cerdas que não atendem às normas brasileiras para esses produtos. E então, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma escova?
A professora do curso de Odontologia da Estácio, Vitória Fernandes do Carmo, explica como escolher uma boa escova de dentes e como fazer o seu uso correto na escovação e higienização dos dentes.
Confira:
Nos mercados tem vários modelos de escovas de dente, qual o melhor tipo para crianças e adultos?
Quanto ao tamanho e formato, quais são os melhores?
De quanto em quanto tempo a escova de dente deve ser trocada?
A escova é um objeto de higiene individual. Quais os riscos de usar a escova de dente de outra pessoa? Isso não deve acontecer?
As escovas elétricas são recomendadas? Tem alguma vantagem?
A partir de quando os dentes de uma criança devem ser escovados ou essa higienização da boca deve ser feita antes mesmo dos dentinhos nascerem?
Quantas vezes os dentes devem ser escovados por dia?
Qual a forma de fazer a escovação correta?
No processo de higienização da boca, da escovação dos dentes é preciso escovar a língua também?
É importante também as visitas ao dentista. Com qual freqüência essas consultas devem acontecer?
Comments