top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Escolas Municipais de São João del-Rei (MG) são fechadas após mortes de crianças

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde estão sendo realizados estudos sobre os casos para se chegar a um diagnóstico e os óbitos estão em investigação e até o momento não estão correlacionados.


Por Rádio Catedral


Conforme anunciado nesta terça-feira, 24, a Prefeitura de São João Del-Rei, no Campo das Vertentes, decidiu fechar as escolas municipais, após o registro da morte de três crianças e a internação de outras quatro. Os casos são investigados.


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, disse que se reuniu, em 23 de outubro, com a Gerência Regional de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), para discutir acerca dos óbitos de crianças ocorridos no município de São João del-Rei, nos últimos 2 meses.


Diante da repercussão dos últimos acontecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde veio a público informar e tranquilizar a população de que o município não está enfrentando um surto. Destacou que há crianças apresentando sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis. Infelizmente, diz ainda a nota, ocorreram três óbitos infantis, que até o momento não estão correlacionados, a investigação ainda está em curso. Nas instituições hospitalares do município existem quatro crianças internadas que estão sendo acompanhadas pela vigilância em saúde.


O assessor de imprensa da Prefeitura de São João del-Rei, Tovar Luiz, divulgou um vídeo com comunicado oficial em que esclarece o fechamento das escolas municipais. Confira:



A nota da Secretaria Municipal de Saúde, diz que estão sendo realizados estudos sobre esses casos para se chegar a um diagnóstico e que existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos. Os óbitos - das três crianças, de 3, 9 e 10 anos de idade - estão em investigação e os exames coletados foram encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG).


Medidas protetivas foram recomendadas como higienização das mãos, uso do álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc.) e manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.


Em caso de dúvidas, a orientação para a população é procurar a Unidade de Saúde de referência mais próxima de sua residência, a Secretaria Municipal de Saúde ou o CIEVS-Minas através do telefone (31) 99744-6983.


A Prefeitura de São João del-Rei não informou a previsão de reabertura das escolas.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page