Por Fabíola Castro
A Escola de Artes Pró-Música, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é um espaço que tem por finalidade promover atividades de docência, extensão e pesquisa em artes, contribuindo para a formação de alunos dos cursos de licenciatura em Música e Artes Visuais da instituição. Além de ser esse importante laboratório para estudantes, oferece formação musical e artística gratuita para a comunidade interna e externa à UFJF.
O Conselho Superior (Consu) da UFJF aprovou neste ano resolução que institui a Escola de Artes Pró-Música e aprova seu regimento. A decisão é considerada passo importante na consolidação do compromisso assumido pela instituição, quando da incorporação do patrimônio material e imaterial do Centro Cultural Pró-Música em 2011.
O supervisor do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, que atualmente também responde pela coordenação geral da Escola, destaca o que representa a instituição da Escola de Artes.
Marcus Medeiros explica quais atividades serão realizadas na Escola de Artes Pró-Música.
O objetivo, segundo Marcus Medeiros, é que a Escola seja um elo com a Comunidade tanto acadêmica quanto externa.
A Escola de Artes Pró-Música está instalada em um casarão histórico da Avenida Barão do Rio Branco e, segundo Marcus Medeiros, o local está passando por adequações para receber as atividades da Escola.
Enquanto são feitas as adequações no prédio que vai abrigar a Escola de Artes Pró-Música, algumas aulas já são realizadas on-line, assim como aconteceu no período da pandemia.
A Escola de Artes Pró-Música oferecerá atividades em um local central de Juiz de Fora e o supervisor do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, fala desse diferencial.
O aprendizado de música pode contribuir para a formação ampla do ser humano, desde crianças aos idosos.
A Escola integra projetos de cunho educativo e cultural oferecendo à comunidade acadêmica e ao público em geral possibilidades de formação na área da educação musical. Outras informações podem ser obtidas na Pró-reitoria de Cultura pelo telefone (32) 2102-3964.
Comments