top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Escola Catequética retoma atividades

por Giovane Rezende

A Escola Catequética Arquidiocesana “Padre José Sávio Ricardo” retoma nesta sexta-feira (26), suas atividades neste ano de 2021, de forma virtual, com uma formação sobre o novo Diretório para a Catequese.

O documento foi publicado pelo Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização em junho de 2020. Este vai ser o primeiro de nove encontros, cujas datas já estão previstas no calendário arquidiocesano. O Assessor para a Catequese Arquidiocesana, Padre Gleydson Pimenta de Faria, fala sobre o retorno das atividades, de forma virtual.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a proposta inicial é que toda a programação seja realizada à distância, sempre às 19h30, pelo Facebook da Arquidiocese de Juiz de Fora. Contudo, esse cenário pode ser alterado caso a pandemia regrida.

Padre Gleydson Pimenta de Faria comenta sobre o primeiro encontro, nesta sexta-feira, que vai apresentar aos participantes o texto do Diretório para a Catequese.

Conforme o Assessor para a Catequese Arquidiocesana, Padre Gleydson Pimenta de Faria, inicialmente, os catequistas de Juiz de Fora são chamados a participar das reuniões. Ele reforça a importância de que todos possuam uma cópia do Diretório em mãos.

O diretório pode ser baixado aqui, ou adquirido nas livrarias católicas de Juiz de Fora. Padre Gleydson faz um convite aos catequistas.

Em mais de 300 páginas, divididas em três partes e 12 capítulos, o texto do novo Diretório recorda que “todo batizado é um discípulo missionário” e que “são urgentes esforços e responsabilidades, necessários para encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé”.

O novo Diretório é dividido em três partes: a primeira, dedicada à “Catequese na missão evangelizadora da Igreja”, fala da formação dos catequistas; a segunda, intitulada “O processo da Catequese”, frisa a importância da família, parte integrante e ativa da evangelização; e a terceira, dedicada à “Catequese nas Igrejas particulares”, ressalta o papel das paróquias, definido como “exemplo de apostolado comunitário: catequese criativa e ensino da religião”.

Calendário


Confira o calendário completo das formações promovidas pela Escola Catequética Arquidiocesana:


Dia 26 de fevereiro: Apresentação do Novo Diretório de Catequese

Dia 26 de março: Capítulo I do Novo Diretório de Catequese

Dia 30 de abril: Capítulo II do Novo Diretório de Catequese


Dia 28 de maio: Capítulo III do Novo Diretório de Catequese


Dia 25 de junho: Capítulo IV do Novo Diretório de Catequese


Dia 20 de agosto: Capítulo V do Novo Diretório de Catequese


Dia 24 de setembro: Capítulos VI e VII do Novo Diretório de Catequese


Dia 29 de outubro: Capítulo VIII do Novo Diretório de Catequese


Dia 26 de novembro: Capítulos IX e X do Novo Diretório de Catequese


5 visualizações0 comentário
bottom of page