top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Envelhecer saudável: em JF gerontologia e neuropsicopedagogia trabalham juntas

Por Fabíola Castro

*Foto: Pixabay.

Para um envelhecimento ativo e saudável é preciso cuidados e atenção integral com a pessoa. A Geriatra é a área da medicina que atua no cuidado de pessoas idosas. Também atua nesse campo o Gerontólogo dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É uma área multi e interdisciplinar que visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos. Ainda junto com esses profissionais há a possibilidade do trabalho da Neuropsicopedagogia que entra com o atendimento para pessoas idosas com o objetivo de fortalecer memória, linguagem, comunicação e percepção.


Para explicar a importância desses acompanhamentos na qualidade de vida das pessoas idosas, o Assistente Social com especialização em Gerontologia, José Anísio Silva, - mais conhecido como Pitico -, concedeu entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 14. Em Juiz de Fora, ele tem um espaço de atendimentos de Gerontologia voltados para pessoas a partir dos 60 anos, juntamente com a Neuropsicopedagogia.


Confira:


Com a chegada da terceira idade, diversos problemas de saúde podem surgir, qual a importância de se ter um acompanhamento para um envelhecimento saudável?


Quais tipos de acompanhamentos são indicados?


Qual o trabalho feito na gerontologia?


Aliado à gerontologia tem também o trabalho da neuropsicopedagogia com idosos? Como ele é feito?


Qual profissional ou quais profissionais estão envolvidos nesse atendimento que você presta em Juiz de Fora de gerontologia e neuropsicopedagogia?


Quais os benefícios de se ter esse tipo de acompanhamento com a gerontologia?


Em Juiz de Fora, o acompanhamento que você faz da gerontologia juntamente com a neuropsicopedagocia acontece onde e de que forma?


Como destacado na entrevista, a gerontologia tem o objetivo de promover um envelhecimento ativo e saudável para pessoas idosas, também orientar cuidadores, familiares; prestar serviços de assessoria, consultoria e tutoria para agentes públicos e privados interessados na gestão de programas sociais para pessoas idosas.




Para quem quiser acompanhar também uma live sobre “envelhecer bem”, com o gerontólogo José Anísio Silva e também com a gerontóloga Gleice Vellozo, será na quinta-feira, dia 16, às 20h, pelo Instagram @regapijf.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page