top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Enem 2024: aberto prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição

Por Rádio Catedral com informações do Inep



Atenção candidatos do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio: começa hoje o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição deste ano. O valor ainda não foi divulgado. Em 2023, a taxa foi R$ 85.

 

Até 26 de abril, é o prazo para solicitar isenção e também para quem se ausentou no ano passado se justificar se quiser novamente pleitear a gratuidade. Tudo deve ser feito pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.


O edital e as datas das provas do Enem 2024 ainda serão divulgados pelo Ministério da Educação


Critérios


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem fazer o Enem de graça:

  • quem estiver matriculado na 3ª série do ensino médio em 2024, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

  • quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no CadÚnico;

  • estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Governo Federal.

Segundo o Inep, o resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência será divulgado em 13 de maio. Os recursos deverão ser apresentados até 17 de maio e o resultado deles está previsto para 24 de maio.


Enem na Zona da Mata e Vertentes

A nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é critério de seleção para os novos alunos das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV), São João del-Rei (UFSJ) e para os cursos do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG). E também é critério para inclusão no Programa Universidade para Todos (Prouni).   As instituições de ensino privadas utilizam o exame como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

6 visualizações0 comentário
bottom of page