top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Enem 2023: neuropsicólogo compartilha dicas para reta final antes do 2º dia de provas

Por Roberta Oliveira


Os inscritos no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 voltam às salas de aula neste domingo, dia 12, para o segundo dia de provas. Desta vez eles vão responder às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Faltando poucos dias, a Rádio Catedral conversou com o neuropsicólogo e professor da Estácio, Helington Costa, sobre este momento de expectativa antes das provas. Ele reforça que agora o candidato não deve se sobrecarregar com novidades e deve manter a rotina.


Helington Costa comenta a importância do comportamento dos pais, familiares e orientadores em criar um ambiente confortável e relaxado para o candidato. Ou seja, as pressões podem atrapalhar o desempenho do estudante.

A manifestação de afeto em gestos simples por parentes e amigos pode fazer a diferença na confiança do candidato, como explica o neuropsicólogo Helington Costa.

Confira mais dicas do neuropsicólogo Helington Costa:


  • Tenha um momento de lazer na véspera da prova. Diante de toda pressão que acompanha os candidatos, o ideal é relaxar e descansar a mente e o corpo no dia anterior;

  • Monte uma estratégia do seu tempo para os assuntos da prova;

  • No dia anterior, se alimente de forma saudável e se hidrate;

  • Tenha um bom planejamento da sua rota para o local de realização da prova;

  • Faça exercícios de respiração, inspirando e expirando o ar corretamente. Isso será imprescindível para ajudar a amenizar a ansiedade e tensão durante o exame.


Informações sobre o Enem 2023


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dados preliminares indicam que 28,1% dos inscritos em todo país faltaram ao primeiro dia de provas, no domingo passado. Em Minas Gerais, compareceram 358.603 dos inscritos e o índice de faltosos foi de 26,1%.


Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 905 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.


Assim como no dia 5 de novembro, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. Os participantes devem levar o cartão de inscrição impresso, documento de identificação válido com foto, físico ou digital, e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.


O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.


Usos da nota do Enem na região


Na região, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é critério de seleção para os novos alunos das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV), São João del-Rei (UFSJ) e para os cursos do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG).


E também é critério para inclusão no Programa Universidade para Todos (Prouni). As instituições de ensino privadas utilizam o exame como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page