top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Enem 2023: atenção candidatos, as inscrições estão abertas

Por Rádio Catedral


Começam nesta segunda-feira, 5 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados têm até 16 de junho para confirmar a participação nas provas deste ano, que estão previstas para o mês de novembro. Na região, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é critério de seleção para os novos alunos das Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV), São João del-Rei (UFSJ) e para os cursos do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG). E também é critério para inclusão no Programa Universidade para Todos (Prouni).


As instituições de ensino privadas utilizam o exame como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Orientações para as inscrições


O primeiro passo para se inscrever no Enem ter ou criar login e senha na Página do Participante. Durante a inscrição, serão solicitadas informações pessoais como CPF, data de nascimento, telefone para contato e o CEP da residência, informar se está cursando ou se já concluiu o ensino médio e selecionar qual prova de língua estrangeira estará presente na avaliação – inglês ou espanhol.


O candidato também pode requerer atendimento especializado, direcionado para pessoas surdas, cegas ou com deficiência auditiva; baixa visão e visão monocular; autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção; gestantes; e estudantes de classe hospitalar.


No processo de inscrição, a pessoa terá que responder a 20 questões sobre a situação socioeconômica. Se o participante não estiver isento, é necessário pagar a taxa de R$ 85 até o dia 21 de junho.


Sobre as provas do Enem 2023


Segundo o edital do Enem 2023, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o país. As avaliações terão uma duração mínima de 5 horas e 30 minutos. O local da prova é disponibilizado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será divulgado pelo Inep em uma data mais próxima da aplicação do exame.

12 visualizações0 comentário
bottom of page