• Radio Catedral

Encerra-se a Assembleia Regional de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB

por Rádio Catedral

Foto: Regional Leste 2 CNBB

Encerra-se na manhã desta quinta-feira, 18, a Assembleia Regional de Pastoral, do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As reflexões da Assembleia foram norteadas a partir do tema “Formação inicial e permanente do clero”. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, Presidente da Comissão de Comunicação e Cultura do Regional, participa da Assembleia.


O evento, foi realizado em formato híbrido, com os arcebispos, bispos e administrador diocesano reunidos na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), e os bispos eméritos, coordenadores diocesanos de pastoral, representante dos presbíteros, formadores, as coordenações de Pastorais, Movimentos e Organismos on-line.


No dia da chegada dos participantes presenciais, 15 de Novembro, a Comissão para Comunicação e Cultura do Regional Leste II da CNBB, decidiu, em reunião, prestar justa homenagem ao Padre Andrey Cássio Nicioli Silva, da Arquidiocese de Pouso Alegre, falecido a 18 de outubro de 2021, criando o prêmio anual que terá como título “Concurso de Comunicação Padre Andrey”.


O primeiro dia do evento, 16 de Novembro, foi dedicado a análise do “Cenário e perspectivas da pesquisa dos Seminários”, com a orientação do Padre Douglas Alves Fontes, secretário executivo do Regional Leste 1 e do clero da Arquidiocese de Niterói (RJ). E as “Implicações e desafios da pesquisa no Seminários”, mediado pela psicóloga Luciana de Almeida Campos.


Conduzido pelo professor Willian César Castilho Pereira, doutor pela UFRJ, psicólogo clínico, professor aposentado pela PUC Minas e autor de livros e artigos, o segundo dia de Assembleia foi dedicado a apresentação de um levantamento realizado entre os bispos e arcebispos. Contou ainda com um painel sobre a “Conjuntura Eclesial da CNBB, Assembleia Geral e o Sínodo”, sob a assessoria de Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e bispo referencial da Pastoral Familiar.


O terceiro, e último dia, foi dedicado a Sessão reservada entre os participantes, no Salão São José e posterior encerramento das atividades. O evento contou com celebrações diárias, presididas pelos Bispos e Arcebispos participantes. Dom Gil Antônio Moreira presidiu Hora Média no dia 16 de Novembro.

1 comentário