• Radio Catedral

Em Juiz de Fora, Fraternidade Santa Clara, da Ordem Franciscana Secular, comemora 111 anos

por Fabíola Castro e Giovane Rezende

No próximo dia 12, a Ordem Franciscana Secular (OFS) comemora o 111º aniversário da Fraternidade Santa Clara, presente em Juiz de Fora desde 1910. A data será recordada em 11 de agosto, quando a Igreja celebra a discípula de São Francisco de Assis. A Missa festiva está marcada para as 15h, na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Monte Castelo.


A OFS tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. O pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv., conta um pouco desta história.

Frei Carlos aponta que a presença da Ordem Terceira de São Francisco de Assis em Juiz de Fora antecede a criação da Diocese, que se deu em 1924.

Conforme Frei Carlos, a Ordem Franciscana Secular não possui uma sede fixa.

Apesar de não possuir sede, em Juiz de Fora, a referência para a OFS é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Monte Castelo, administradas pelos Frades Menores Conventuais.

Para celebrar a data, além do dia de Santa Clara, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles destaca a Missa a ser realizada nesta quarta, às 15h.

Além da Missa, também será realizada um encontro virtual de Espiritualidade Franciscana, no próximo domingo, 15, às 14h. Frei Carlos comenta sobre este evento, voltado para os leigos.

Segundo Frei Carlos Charles, o encontro tem como objetivo divulgar o carisma de São Francisco e de Santa Clara.

Para participar da live, os interessados devem acessar este link.


No Brasil, a OFS está organizada em 16 Regiões, com cerca de 582 Fraternidades e aproximadamente 18 mil Franciscanos Seculares. No mundo, a OFS está presente em 72 países, com cerca de 430 mil Franciscanos Seculares Professos e mais de 50 mil inscritos na Juventude Franciscana (JUFRA), presentes em mais de cem países nos cinco continentes.

0 comentário