top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Em Igrejinha, paróquia celebra Nossa Senhora das Estradas

Por Fabíola Castro


Nesta sexta-feira, 24 de maio, Maria Mãe de Jesus, é celebrada sob os títulos de Auxiliadora dos Cristãos e Nossa Senhora da Estrada. Esta última devoção, chegou ao Brasil através dos jesuítas e é difundida até hoje pela Pastoral Rodoviária, serviço oferecido pela Igreja Católica e único no mundo, existente no país desde 1976.


Em Juiz de Fora, a paróquia localizada no Bairro Igrejinha, é dedicada a Nossa Senhora das Estradas e celebra neste final de semana a festa de sua padroeira.


O administrador paroquial, Padre Emerson de Assis Braz, fala sobre a programação para iniciar as festividades.

A programação festiva continua no sábado (25) e domingo (26).

Desde os primeiros séculos, os cristãos pedem a proteção da Virgem Maria ao viajarem, porque ela vivenciou os perigos das estradas, carregando seu filho Jesus, nos braços, ao lado de José.


Padre Emerson comenta sobre a importância dessa devoção nos caminhos dos fiéis.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, da Paróquia Nossa Senhora das Estradas, fica na Rua Ana Inácia dos Reis, 50 – Igrejinha.


Devoção*


Nossa Senhora da Estrada é padroeira da Companhia de Jesus, para quem Santo Inácio de Loyola e os outros fundadores da Companhia, oraram em Roma. Seu dia comemorativo ajuda lembrar a todos os fiéis que são peregrinos e como Santo Inácio, pedir-lhe que mostre o caminho para o Deus.


A tradição mais antiga da invocação a Nossa Senhora da Estrada teve início no começo século XIII, na Itália. Nessa época um desconhecido colocou um quadro com a imagem de Maria e o menino Jesus, de autoria anônima, numa velha capelinha à beira da estrada, logo na saída de um dos caminhos que ligavam Roma ao interior.


Os viajantes ficaram surpresos e felizes. Passaram a parar diante da capelinha para orar a Deus pedindo a sua proteção com a ajuda da Virgem Maria. A divulgação do culto correu rápido, alcançando toda a cristandade, do Ocidente e do Oriente. Muitas igrejas foram erigidas e colocadas sob a invocação de Nossa Senhora da Estrada. A mais antiga era aquela capelinha, mas foi derrubada, reconstruída e dedicada à Santa Maria da Estrada, onde o quadro original permaneceu para a veneração dos fiéis.


Mais tarde, tornou-se uma igreja importante para os jesuítas, porque foi a primeira a lhes ser confiada pelo Papa Paulo III, em 1541. Três anos depois, anexa a ela se construiu a casa da Companhia de Jesus, ou ‘casa de La Strada’ onde o fundador da recente Ordem viveu até o final da vida.


De novo, em 1602, a igreja foi demolida, desta vez com parte da casa anexa, para dar para dar lugar à igreja titular da Companhia de Jesus. Entretanto, dentro do novo templo, chamado igreja ‘del Gesú’ construíram uma pequena réplica da capelinha para abrigar o quadro original da imagem de Nossa Senhora da Estrada. Em algumas localidades essa imagem é venerada com o nome de Nossa Senhora dos Viajantes.


*Fonte: www.oarcanjo.net

48 visualizações0 comentário
bottom of page