top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Em cerimônia, eleitas e eleitos em Minas Gerais são diplomados pelo TRE

Por Rádio Catedral*

TRE-MG diploma os eleitos e eleitas nas eleições de 2022 Foto: Sarah Torres/ALMG

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais realizou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, a diplomação dos eleitos e eleitas na votação realizada em outubro deste ano.


De acordo com o TRE, foram entregues os diplomas ao governador Romeu Zema Neto e vice-governador Mateus Simões, senador Cleitinho Azevedo e os dois suplentes, 46 deputadas e deputados federais, 70 deputadas e deputados estaduais.


De acordo com o TRE, quatro deputados federais e três deputados estaduais não puderam participaram da solenidade. Eles poderão retirar o diploma na sede do TRE a partir da tarde de hoje.


Ana Pimentel, eleita deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, não pôde comparecer. Numa rede social, ela informou que está cumprindo os protocolos de isolamento por estar com suspeita de covid. Disse ainda que apresenta sintomas leves e que, assim que melhorar, vai pegar o diploma.


Os demais eleitos por Juiz de Fora foram diplomados: a deputada federal delegada Ione Barbosa (Avante) e os deputados estaduais Noraldino Júnior (PSC) pegou o diploma, Betão do PT, Delegada Sheila do PL e Charles Santos (Republicanos)


Fim do processo eleitoral de 2022

No pronunciamento, o presidente do TRE, desembargador Maurício Soares agradeceu a seriedade, comprometimento e dedicação de todos os integrantes da Corte Eleitoral, juízes das zonas eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral mineira, mesários e profissionais de apoio, ao longo do processo eleitoral.


A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. É um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. A entrega dos diplomas é feita após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. Ao receberem os diplomas, as eleitas e os eleitos estão aptos a tomar posse e exercer os mandatos. *Com informações do TRE-MG

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page