• Radio Catedral

Em celebração na Catedral são ordenados 28 diáconos e é aberto II Sínodo Arquidiocesano

Por Fabíola Castro


*Foto: Assessoria Arquidiocese JF

A Arquidiocese de Juiz de Fora viveu na tarde do último sábado, 7 de dezembro, um momento definido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, como histórico.

Em Santa Missa na Catedral, foram ordenados 28 diáconos, sendo 25 permanentes e três transitórios, que vão serão ordenados sacerdotes em breve. A celebração marcou também o início dos trabalhos do II Sínodo Arquidiocesano.


A Eucaristia foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo Arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e por grande parte do Clero arquidiocesano, além de padres de outras dioceses. Diáconos permanentes também participaram, assim como seminaristas e o povo de Deus que lotou a igreja.


O rito das ordenações, com a apresentação dos 28 diáconos, foi iniciado logo após a leitura do Evangelho.


Dom Gil, em sua homilia, lembrou que a celebração era realizada na importante Solenidade da Imaculada Conceição e Tempo do Advento, e mostrou ainda a todos, que estava usando o báculo que foi de Dom Justino José de Santana, primeiro bispo da Diocese de Juiz de Fora. Ele explicou que isso representa a “Igreja que caminha junto também com aqueles que já passaram e fazem parte da história”.


Sínodo significa “Caminhar juntos” e Dom Gil ressaltou a revisão que será feita e a ordenação dos novos diáconos.

A celebração marcou um fato inédito na Arquidiocese que foi a ordenação de tantas pessoas de uma só vez.

O Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e Diretor da Escola Diaconal Santo Estevão, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, se disse feliz por poder acompanhar a formação e viver este momento de graças da ordenação.

O administrador da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, falou da sua alegria de acolher a celebração nesta igreja.

Para o diácono transitório, João Carlos Ventura de Oliveira, apesar do longo caminho de formação, é tudo muito novo, um desafio diferente a ser vivido a partir de agora.

O Diácono Kayo Cerqueira de Paiva, ressaltou que estão totalmente à disposição do serviço ao Senhor.

O futuro sacerdote, Leandro de Senna Monaia, destacou o serviço prestado pelo diácono.

Para o neo-diácono André Luiz Pereira Machado, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, em Juiz de Fora, a ordenação fortalece o serviço que era prestado como leigos e agora como ministros ordenados.

O Diácono Edvaldo Aparecido Santos, da Paróquia São Miguel e Almas da cidade de Santos Dumont (MG), destacou o serviço de caridade e atenção àquelas pessoas que mais necessitam.

Da Paróquia Santa Teresinha, no Bairro homônimo, em Juiz de Fora, o Diácono João Roberto da Silva, diz que a missão é servir.

Para o Diácono Carlos Augusto Duque, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta, também em Juiz de Fora, Deus foi lapidando o coração de cada um que servirá à Igreja a partir de agora.

Todos os diáconos passaram por um longo período de formação. Para os diáconos permanentes foram quatro anos e meio na Escola Diaconal Santo Estevão. Já para os transitórios foram cerca de nove anos de formação no Seminário Santo Antônio.


Os senhores casados, que foram ordenados diáconos permanentes, têm entre 36 e 69 anos de idade, e são oriundos de cinco cidades da Arquidiocese: Juiz de Fora, Santos Dumont, Pequeri, Pedro Teixeira e Bom Jardim de Minas. São 13 paróquias representadas.


Quanto aos diáconos transitórios, os três permanecerão nas paróquias onde já faziam o estágio pastoral como seminaristas. Diácono João Carlos ficará na Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Bias Fortes. O Diácono Kayo, na Paróquia São Pedro, e o Diácono Leandro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, ambas em Juiz de Fora.


Ao final da Santa Missa, os delegados - missionários sinodais, representando as diversas paróquias, subiram ao altar para serem enviados pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira.





Clique aqui e confira fotos da Missa - Parte 1.


Clique aqui e confira fotos da Missa - Parte 2.


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .