top of page

Eleitores têm até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito nas Eleições 2026

  • Foto do escritor: Silvia Carvalho
    Silvia Carvalho
  • há 5 minutos
  • 2 min de leitura

Por Rádio Catedral


Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Quem não vai estar na cidade onde vota no dia das Eleições 2026 já pode solicitar o voto em trânsito. O prazo termina no dia 20 de agosto. A modalidade permite que o eleitor vote fora do seu domicílio eleitoral, desde que permaneça em território nacional e faça a habilitação antecipadamente.


O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral em Juiz de Fora, Eduardo Braga, explica que o voto em trânsito só pode ser solicitado para capitais ou municípios com mais de 100 mil eleitores.

No entanto, segundo Eduardo Braga, as regras mudam de acordo com o destino. Se a transferência for para outro município do mesmo estado, o eleitor poderá votar para todos os cargos em disputa: presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Já quando o voto em trânsito for em outro estado, será possível votar apenas para presidente da República.

Caso a viagem seja cancelada, o eleitor também tem até o dia 20 de agosto para desistir do pedido e retornar à seção de origem, como destaca Eduardo Braga.

Além do voto em trânsito, o Tribunal Superior Eleitoral também permite a transferência temporária da seção eleitoral para outros grupos, como pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mesários convocados, agentes de segurança em serviço, servidores da Justiça Eleitoral, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, entre outros casos previstos na legislação.


A solicitação pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais. O novo local de votação estará disponível para consulta a partir de 1º de setembro, pelo site do TRE de Minas Gerais, pelo aplicativo e-Título ou pelo Disque-Eleitor.


© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page