'Dom Viçoso está na base desta obra católica em Juiz de Fora', destaca Dom Gil Antônio Moreira
- Radio Catedral
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Neste domingo (30), uma solenidade marcou a concessão ao Venerável Dom Viçoso do título de Irmão Benemérito Post-Mortem da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos. Além disso, o retrato do Bispo de Mariana foi inaugurado na sacristia da capela da Santa Casa.
A honraria foi aprovada na Assembleia Geral da Irmandade realizada em 11 de março. A concessão oficial do título acontecerá na próxima Assembleia Geral Extraordinária. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a relevância da homenagem a Dom Viçoso na origem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Áureo de Almeida Delgado, idealizador da iniciativa e membro da irmandade, comenta sobre a homenagem para perpetuar o importante trabalho de Dom Viçoso.
Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Aos 83 anos, o Arcebispo Emérito de Sorocaba, lembrou que a homenagem a Dom Viçoso foi realizada no Domingo da Alegria, durante a Quaresma.

Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues destaca como este dia da esperança e confiança na felicidade que aguarda todos que seguem Deus é extremamente importante no mundo atual.
História de Dom Viçoso
De acordo com a Arquidiocese de Mariana, Dom Antonio José Ferreira Viçoso, nasceu em 1787, em Leiria, Portugal. Foi ordenado sacerdote em 1818.
No ano seguinte, chegou ao Brasil, por onde pregou em povados mineiros, depois no entorno de Angra dos Reis.
Regressou a Minas Gerais em 1837, foi eleito Superior Geral dos Lazaristas e, no ano de 1844, separado para o episcopado.
Ordenado Bispo no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro, governou o bispado de Mariana por 29 anos: foi então pai extremoso dos pobres e órfãos, protetor dos escravos, abnegado missionário, reformador do clero, defensor dos direitos da Igreja, exemplar devoto da Virgem Maria. Morreu em 1875.
Em 2014, foi publicado o decreto reconhecendo as virtudes heróicas do Servo de Deus Dom Antônio Ferreira Viçoso. A partir de então, recebeu o título de Venerável. Para a beatificação falta a aprovação do milagre que está sendo analisado pelos peritos da Congregação das Causas dos Santos.

Comments