• Radio Catedral

Dom João Justino toma posse como Arcebispo de Goiânia nesta quarta (16)



A posse canônica de Dom João Justino de Medeiros Silva como arcebispo metropolitano de Goiânia acontece nesta quarta-feira, 16, às 18h. A celebração, no Santuário Basílica Sagrada Família, será transmitida, ao vivo, pela TV Pai Eterno.


No próximo domingo, 20, às 17h30, ele celebrará sua primeira Santa Missa no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, também transmitida pela TV Pai Eterno. O Papa Francisco acolheu, no dia 9 de dezembro, o pedido de renúncia apresentado por Dom Washington Cruz ao governo pastoral da arquidiocese de Goiânia, por motivo de idade. Foi escolhido Dom João Justino, atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O novo arcebispo é transferido da Arquidiocese de Montes Claros (MG).


Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 1984, ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores.


O religioso foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do seminário arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Também foi pároco-solidário na paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e paróquia do Bom Pastor. Também foi vigário paroquial na paróquia de São Pedro. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG). Em 22 de fevereiro de 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco, como arcebispo coadjutor de Montes Claros.


*Informações TV Pai Eterno

0 comentário