Dom Gil se encontra com o Papa Leão XIV em Roma
- Silvia Carvalho
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, teve um momento especial durante sua peregrinação à Itália. Nesta terça-feira, 1º de julho, ele foi recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano.
Em mensagem enviada à Arquidiocese, Dom Gil compartilhou detalhes emocionantes do encontro com o Santo Padre e da experiência vivida em Roma e na cidade de Collevalenza, onde participa de um retiro espiritual com outros religiosos brasileiros.
Ao lado de sete bispos, treze padres e vinte e seis leigos, Dom Gil participou do Jubileu Episcopal no dia 25 de junho, um dos eventos do Ano Santo. O Arcebispo descreveu a peregrinação como um tempo de intensa espiritualidade e alegria.
Durante a audiência com o Papa, Dom Gil esteve acompanhado de três padres ligados à arquidiocese: o Padre Lucas, seu sobrinho que estuda em Roma; o padre Emerson de Assis Braz, que acaba de concluir um curso na capital italiana; e o padre Bruno Milioni, da Arquidiocese de Mariana.
Segundo o Arcebispo, o Papa se mostrou atencioso, fraterno e profundamente comprometido com a missão da Igreja no mundo. De forma simbólica, Dom Gil entregou ao Santo Padre sua carta de renúncia ao governo da Arquidiocese, já que em outubro completa 75 anos – idade prevista pelo Direito Canônico para a apresentação do pedido. Ele também pediu que o processo de sucessão não se prolongue, considerando questões de saúde.
Dom Gil ainda apresentou ao Papa os processos de canonização ligados à Arquidiocese de Juiz de Fora e recebeu, com alegria, a bênção do pontífice para todos os fiéis de nossa Igreja Particular.
A peregrinação de Dom Gil segue até sexta-feira, com visitas aos locais ligados a São Bento e Santa Escolástica, como Subiaco e o Monte Cassino. Ele deve estar de volta ao Brasil na próxima segunda-feira.
Comments