• Radio Catedral

Dom Gil realiza Celebração Eucarística com os encarcerados da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires

por Giovane Rezende*


A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Juiz de Fora promoveu, nesta terça-feira, 21, uma Celebração Eucarística com os encarcerados da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Bairro Linhares. A missa, realizada no próprio presídio, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Assessor Eclesiástico da Pastoral, Padre Welington Nascimento de Souza.


É a primeira missa promovida pela pastoral desde o início da pandemia. Aproximadamente 50 presos, entre homens e mulheres, participaram da celebração. Segundo Dom Gil, são mil pessoas encarceradas no presídio mas, infelizmente, nem todos puderam participar. Foi um momento de rezar, pedindo a Deus pela recuperação e salvação daqueles que ali estão.

Conforme o Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária, Padre Welington Nascimento de Souza, é um momento especial pois, após dois anos de pandemia, o momento de celebração na penitenciária pode ser retomado.

É uma missa também de preparação para o Natal, como ressalta padre Welington.

O Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária, Padre Welington Nascimento de Souza, destacou a participação do Administrador Paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, que esteve presente na celebração e atendeu às confissões dos irmãos presos.

Padre Anchieta destaca a oportunidade de ser solidários com todos neste sistema prisional, além de levar a espiritualidade.

A subdiretora de humanização no atendimento do Complexo Penitenciário, Lucinda Monteiro Tavares, aponta a importância do retorno das atividades religiosas para os encarcerados, que traz uma valorização e uma humanização muito grande.

De acordo com o Assessor Eclesiástico da Pastoral Carcerária, Padre Welington Nascimento de Souza, a expectativa para o próximo ano é do retorno das atividades pastorais semanais no presídio com os irmãos presos e familiares.

*Áudios e Fotos cedidos pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo