top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil Moreira comenta temas da reunião do Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora

Atualizado: 19 de mai. de 2022

Por Roberta Oliveira

*Foto: Assessoria Arquidiocese JF.

O Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora se reuniu nesta terça-feira, 17 de maio, na Cúria Metropolitana, no Edifício Christus Lumen Gentium. Foi o segundo encontro deste ano. O próximo foi agendado para 4 de agosto, Dia do Padre.

De acordo com o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, a parte mais esperada da pauta da reunião, - pelo clero e pela comunidade -, era o “item 10”, que trata sobre as provisões, ou seja, a transferência dos padres entre as paróquias.


O comunicado oficial deve ser divulgado nos próximos dias. O arcebispo comentou, de forma geral, sobre a necessidade das mudanças.


Dom Gil Antônio Moreira falou também que o andamento do II Sínodo Arquidiocesano foi um dos assuntos tratados na reunião.


Outro tópico foi o início da preparação dos jovens da Arquidiocese para a Jornada Mundial da Juventude, em 2023, como explicou o Arcebispo.


Também foram discutidas, a preparação para o Centenário da Arquidiocese e as celebrações de Santo Antônio. Além disso, os padres que participaram da Reunião Nacional dos Presbíteros na semana passada em Aparecida (SP) falaram sobre os temas debatidos no encontro.


De acordo com o Arcebispo, durante a reunião, foi apresentada a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, celebrado no Dia da Ascensão do Senhor, no dia 29 de maio.


A Reunião do Clero também marcou o retorno, à Arquidiocese de Juiz de Fora, do Monsenhor Eduardo Almeida da Rocha, que passou os últimos dez anos em Roma. Durante esse período, o sacerdote concluiu o Mestrado e o Doutorado em Direito Canônico e atuou no Setor Disciplinar da Congregação para a Doutrina da Fé. Em junho, ele que recebeu o título de “monsenhor”, no último mês de março, irá para Brasília, onde trabalhará como colaborador da Nunciatura Apostólica.

22 visualizações0 comentário
bottom of page