top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil faz peregrinação à Terra Santa e à Itália



Entre os dias 12 e 26 de setembro, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, participará da Peregrinação Arquidiocesana à Terra Santa. O roteiro da viagem, realizada em comemoração aos 20 anos de episcopado e dez de arcebispado em nossa Igreja Particular, também inclui visitas à Itália e ao Vaticano, onde o pastor deve encontrar-se com o Papa Francisco.


Dom Gil estará acompanhado de 55 pessoas, sendo quatro sacerdotes: o Padre João Luiz Moreira, seu irmão, os padres diocesanos Dione César de Oliveira Goulart e Johnson Ferreira Mury e o arauto Sebastião Alves. De Juiz de Fora serão 47 passageiros e os demais, de Itapecerica (MG).


Dom Gil fala sobre a especial viagem.

Nesta quinta-feira (12), o grupo participou logo cedinho, às 6h, de uma Missa na Paróquia Bom Pastor. Em seguida, seguiu para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), de onde partiu para o Rio de Janeiro e, de lá, para Tel Aviv, com conexão em Roma. Com chegada prevista para a noite de sexta-feira (13), os peregrinos pernoitam em Nazaré.


Confira o roteiro da viagem:


Dia 14 de setembro – Nazaré / Cana da Galileia / Monte Tabor

Visita à Basílica da Anunciação, onde Maria recebeu o Anúncio do Arcanjo Gabriel, Igreja de S. José e Fonte da Virgem Maria, Cana da Galileia (local do 1º milagre de Jesus). À tarde (visita ao Monte Tabor, Basílica da Transfiguração).


Dia 15 de setembro – Nazaré / Cafarnaum / Tabgha / Tiberíades / Nazaré

Saída para Cafarnaum (Casa de S. Pedro, ruínas da antiga Sinagoga), Tabgha (Primado de Pedro e Multiplicação dos pães), Travessia do Lago de Tiberíades (Mar da Galileia), Monte das Bem-Aventuranças. Saída para e o Rio Jordão (Renovação das promessas do Batismo).


Dia 16 de setembro – Nazaré / Jericó / Mar Morto / Betânia / Jerusalém

Saída para Jericó (Monte das Tentações, Zaqueu), Banho no Mar Morto. Tarde: Continuação para Bethânia, cidade de Lázaro, e suas irmãs, Marta e Maria (Jo 11). Logo após, saída para o hotel em Jerusalém.


Dia 17 de setembro – Jerusalém / Belém / Campos dos Pastores / Ein Karem / Jerusalém

Saída para visita à Basílica da Natividade, local onde Jesus nasceu; Campo dos Pastores, Gruta do Leite. Tarde: Ein-Karem, lá fica a casa de Isabel, local onde Maria cantou o Magnificat (Lc 1,46-55).


Dia 18 de setembro – Jerusalém

Visita ao Monte das Oliveiras (local da Ascensão de Jesus, Igreja de Pater Noster, Basílica da Agonia). Tarde: Visita ao Monte Sião (Sl 124,1), ao Cenáculo, Igreja da Dormição de Maria, Muro das Lamentações e a Igreja de São Pedro, onde o galo cantou (Mc 1,13).


Dia 19 de setembro – Jerusalém

Visita a Igreja de Sant’ana, Via-Sacra percorrendo as ruas da via dolorosa, Capela da Flagelação, Capela da Condenação e a Basílica do “Ecce Homo” onde Pilatos entregou Jesus a Multidão (Jo 19,5). Visita ao Santo Sepulcro.


Dia 20 de setembro – Jerusalém / Tel-Aviv / Roma / Assis

Traslado ao aeroporto de Tel Aviv. Embarque no voo AZ 813 às 17h40 com destino a Roma. Chegada em Roma às 20h30. Traslado imediato à cidade de Assis.


Dia 21 de setembro – Assis

Visita panorâmica a pé pela cidade de Assis, conhecendo as Basílicas de Santa Clara, São Francisco, o túmulo de São Francisco, Basílica Santa Maria dos Anjos (Porciúncula), local onde São Francisco começou seu apostolado com seus companheiros, e o local onde morreu.


Dia 22 de setembro – Assis / Cascia / Assis

Saída para Cascia. Visita ao Mosteiro de Santa Rita, à Basílica onde se encontra seu corpo e o milagre Eucarístico. Retorno para cidade de Assis.


Dia 23 de setembro – Assis / Lanciano / Roma

Saída para cidade de Lanciano. Visita à Igreja do Milagre Eucarístico ocorrido no século VIII (foi a inexplicável e extraordinária transformação da hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma celebração litúrgica católica, sendo reconhecido como milagre pela Igreja Católica Apostólica Romana em 1574 e por diversos estudos científicos). Continuação para Roma.


Dia 24 de setembro – Roma

Visita à Basílica e à Praça de São Pedro, Cripta dos Papas. Tarde: City tour panorâmico passando por Roma histórica (Coliseu, Foro Romano, Arco de Trajano, Praças), Basílica de São Paulo Fora dos Muros.


Dia 25 de setembro – Roma

Audiência Papal. Tarde: visita às Basílicas de Santa Maria Maior e São João de Latrão.


Dia 26 de setembro – Roma / Rio de Janeiro

Traslado ao aeroporto de Roma. Embarque no voo AZ 672 às 21h50 com destino ao Galeão.


Dia 27 de setembro – Rio de Janeiro / Confins

Chegada no Galeão às 4h30. Embarque para Confins no voo GOL 2172 às 8h20. Chegada em Confins às 9h35.


*Com a colaboração: Grupo Experiencetur Viagens

9 visualizações1 comentário
bottom of page