• Radio Catedral

Dom Gil divulga novas orientações para participação dos fiéis nas Missas

Decreto divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora, no último dia 12, autoriza a realização de celebrações religiosas para no máximo 30 pessoas. Quanto às paróquias localizadas nos outros 36 municípios integrantes do território arquidiocesano, a indicação do Arcebispo é que sigam os apontamentos das prefeituras locais.

*No último dia 13 de junho, Catedral de Juiz de Fora recebeu novamente os fiéis, que não tinham missas presenciais desde março. Foto: Arquidiocese JF.

Na tarde desta quinta-feira, 18 de junho, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, divulgou novas orientações às paróquias de Juiz de Fora em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A mensagem foi incentivada pelo decreto municipal divulgado no último dia 12, que autoriza a realização de celebrações religiosas para no máximo 30 pessoas.


No pronunciamento, o Pastor indica que a participação deste número de pessoas nas missas fica facultado a partir do próximo sábado (20), sendo que também devem ser contados os ministrantes do altar. O Arcebispo ainda recomenda que as celebrações continuem a ser transmitidas por meios eletrônicos, sobretudo nos domingos e festas.


Sobre os cuidados a serem tomados nos templos religiosos, Dom Gil pede que todos continuem seguindo as normas de isolamento social, como o uso de máscaras e a higiene frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. Ele ainda determina que sejam colocados tapetes químicos nas portas das igrejas e disponibilizado o álcool em gel nas entradas. Se possível, as paróquias devem utilizar termômetros de testa.


Entre os seus apontamentos, o Arcebispo de Juiz de Fora estabelece que se multipliquem o número de celebrações, para que todos os fiéis que desejam participar possam ser atendidos. Além disso, as comunidades deverão organizar equipes de apoio para auxiliar no cumprimento das normas e ampararem os que assistirão às missas presencialmente.


Os assentos deverão ser previamente demarcados com o uso de fitas, a fim de respeitar as normas de distanciamento, devendo os fiéis conservar a distância de cerca de dois metros uns dos outros. Já as coletas não devem ser feitas durante a Eucaristia, mas à saída do templo, pela equipe responsável, através de cestos ou sacolas apropriadas.


A Comunhão, como aconteceu antes do fechamento das igrejas, será dada apenas na mão. O fiel deverá retirar sua máscara logo que a pessoa da frente estiver comungando e atentar-se para comungar diante do ministro. Estes distribuirão a Sagrada Comunhão usando máscara e não precisarão dizer “O Corpo de Cristo”. Essa oração será dita pelo presidente da celebração, uma só vez para todos. Após receber o Corpo de Cristo, a pessoa pode dizer, silenciosamente, em seu coração “Amém”.


Para não haver aglomerações, os fiéis que desejam participar das Missas deverão se inscrever com antecedência, por telefone ou outros meios, nas secretarias paroquiais. A indicação é que os que se sentem doentes, ou tenham quaisquer sinais ou sintomas de resfriados ou gripe, não compareçam às celebrações, para o seu bem e para o bem do próximo. Já aos que pertencem ao grupo de risco, o pedido é que optem por participar das celebrações em dias de semana, que geralmente têm menor número de fiéis.


A respeito dos Sacramentos da Confissão, do Batismo e do Matrimônio, Dom Gil esclarece que podem ser realizados, desde que em espaço amplo que permita manter o distanciamento entre os envolvidos. Além disso, devem ser respeitadas a higiene das mãos e a limpeza das superfícies utilizadas.


Quanto às paróquias localizadas nos outros 36 municípios integrantes do território arquidiocesano, a indicação do Arcebispo é que sigam os apontamentos das prefeituras locais. Os padres responsáveis por elas devem verificar se as medidas coincidem com as da sede da Arquidiocese.


Clique aqui e confira o comunicado na íntegra.

*Fonte: Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .