top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Gil completa 10 anos como Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Por Fabíola Castro e Giovane Rezende


Dom Gil exibindo o pálio de arcebispo. / Imagem: Arquivo

Nomeado no dia 28 de Janeiro de 2009, pelo então Papa Bento XVI, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, completa nesta quinta-feira, 28 de Março, o décimo ano de sua posse à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Nascido em Itapecerica-MG, em 9 de outubro de 1950, Dom Gil ingressou, com onze anos de idade, no Seminário Menor São José, de Divinópolis. Nesta mesma cidade colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte, onde se formou em Teologia, pela PUC-MG. Foi ordenado diácono a 9 de julho de 1973 em Divinópolis e presbítero a 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica, pelas mãos de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena.

Dom Gil comenta sobre a data, destacando as bençãos e o bom convívio com os padres e o povo em geral.

Sobre as realizações durante esses dez anos de caminhada, Dom Gil Antônio Moreira, inicialmente, fala sobre os trabalhos no campo pastoral.

Dom Gil comenta também sobre a evolução da Arquidiocese de Juiz de Fora no campo missionário.

Sobre as mudanças no aspecto físico, Dom Gil aponta obras importantes como a construção da Cúria Metropolitana e reformas no Ceflã e Catedral.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora discorre sobre os avanços em relação ao Seminário Arquidiocesano, a pastoral Vocacional e o Instituto Padre João Emílio.

Além de todas essas realizações, Dom Gil destaca o Coral Arquidiocesano Benedictus e o projeto Acorde, lançado nesta quinta-feira.

Outra obra da Arquidiocese de Juiz de Fora, a Fundação Maria Mãe, Obra dos Pequeninos de Jesus, é apontada por Dom Gil como um trabalho importante realizado.

Dom Gil Antônio Moreira pede a Deus que abençoe o trabalho, as vocações sacerdotais e que a Igreja permaneça em unidade.


Sobre Dom Gil:


Antes de assumir como Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil foi Vigário Paroquial de São Bento de Itapecerica, Pároco de São Joaquim de Bicas-Igarapé, Santo Antônio de Mateus Leme e Sagrado Coração de Jesus de Santanense – Itaúna. Foi nomeado Reitor do Seminário Maior de Divinópolis, em Belo Horizonte, cargo que exerceu por 12 anos. Foi Reitor também no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande-MS, por três anos a pedido dos Bispos dos Regionais Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB.


É Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez cursos de especialização para Formador em Toluca-México e em Viamão-RS. Como Professor, lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia e Sacramento da Penitência. Ensinou também Português, Literatura e Desenho Geométrico, por vários anos em escolas de ensino fundamental e médio. Entre os anos 1997 e 1999, foi Sub-Secretário Geral da CNBB, em Brasília, ao lado de Dom Raymundo Damasceno Assis, Secretário Geral.


Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, por João Paulo II, em 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal em 16 de outubro de 1999, em Itapecerica/MG. Foi seu sagrante principal o Núncio Apostólico Dom Alfio Rapisarda, e consagrantes Dom Cláudio Hummes e Dom José Belvino do Nascimento, com especial homenagem a Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pene, 1° bispo de Divinópolis/MG e verdadeiro Pai espiritual de Dom Gil.


Em 2004, foi elevado a Bispo Diocesano de Jundiaí, por João Paulo II, tomando posse em 15 de fevereiro, aí permanecendo por cinco anos.


Na CNBB, antes de vir para a Arquidiocese de Juiz de Fora, atuava no Regional Sul 1. Foi membro da Comissão de Cultura, presidente da Comissão Regional em Defesa da Vida e responsável pela Comissão Regional dos Bens Culturais da Igreja. No Nacional, era suplente para o Conselho Permanente, pelo Regional Sul 1.


Foi também, na Santa Sé, membro da Congregação para a Educação Católica, nomeado pelo Papa Bento XVI em abril de 2007. Na CNBB, foi coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.


Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que te amo).


70 visualizações0 comentário
bottom of page