Dom Gil celebra Missa pelo centenário do nascimento de Chiara Lubich

A Santa Missa será transmitida, ao vivo, direto da Catedral de Juiz de Fora, pela Rádio Catedral FM 102.3, pelo site e aplicativo.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, preside neste domingo, 26 de julho, na Catedral, a Santa Missa em ação de graças pelos 100 anos de Chiara Lubic.
A fundadora do Movimento dos Focolares nasceu em 22 de janeiro de 1920, em Trento, norte da Itália, mas foi batizada com o nome de Silvia. Em 1943, atraída pela escolha de vida radical de Santa Clara de Assis, tornou-se Terciária Franciscana. Em 7 de dezembro, doou-se para sempre a Deus mediante o voto de castidade. No ano seguinte, após um violento bombardeio durante a guerra, sua família teve que fugir de Trento, mas Chiara decidiu permanecer. Com suas primeiras companheiras, dividiu um apartamento, na praça dos Capuchinhos, onde nasceu o Movimento dos Focolares.
Desde então, começou a aumentar o número de suas companheiras e companheiros. Por isso, durante o verão, começou a reuni-los, entre as montanhas das Dolomitas, dando origem assim às famosas “Mariápolis”, cujo nome significa “cidade de Maria”.
A partir de 1961, Chiara começou a compartilhar a sua vida comunitária com outras pessoas, que queriam conhecer a espiritualidade evangélica. Um ano depois, o Papa João XXIII aprovou o Movimento, que recebeu o nome de “Obra de Maria”.
O Movimento dos Focolares, difundido em 182 países, tem como carisma a espiritualidade da unidade: “Para que todos sejam uma coisa só”.
A fundadora do Movimento dos Focolares morreu em 14 de março de 2008, na sua residência em Rocca di Papa, nas proximidades de Roma, após uma longa enfermidade.
Em Juiz de Fora, o Movimento dos Focolares chegou na década de 1980 e, até hoje, conta com a participação de cerca de 500 pessoas. De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, os membros do movimento colaboram em obras de nossa Igreja Particular e no ideal de unidade, na Fazenda da Esperança e em tantas outras obras da Arquidiocese. "De maneira oculta, de maneira escondida, como Maria, no silêncio, na simplicidade, vão semeando o ideal do amor e da unidade”, ressaltou Dom Gil.
Os membros Movimento dos Focolares se reúnem mensalmente no prédio da Cúria Metropolitana, sempre no primeiro sábado do mês, às 15h. Além disso, também há encontros semanais em grupos menores, de homens, mulheres, jovens, crianças e famílias.
*Com informações do Vatican News e Arquidiocese JF






Comentários