Radio Catedral
Dom Gil Antônio Moreira: na Epifania, Jesus se manifesta para a humanidade
Por Roberta Oliveira

Nesta sexta-feira, 6, a tradição celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. Na Igreja do Brasil a data será lembrada no domingo, 8 de janeiro. É o momento em que os Reis Magos encontraram a Sagrada Família e entregaram presentes ao Menino Jesus. Este evento marca a apresentação de Jesus ao mundo.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, conversou com a Rádio Catedral sobre o significado cada vez mais atual de ir ao encontro de Jesus. Ele destacou que a Solenidade da Epifania é a celebração da manifestação de Jesus para a humanidade.
Dom Gil Antônio Moreira destacou que a Epifania nos lembra do caráter missionário da espiritualidade católica.
O Arcebispo reforçou que o significado da Festa da Epifania do Senhor pode ser realizado no nosso dia a dia arquidiocesano.
Dom Gil lembrou ainda que estamos a menos de um mês da abertura do Ano Jubilar dos 100 anos da Diocese de Juiz de Fora, que terá a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. E aproveitou para convidar a todos para fazer parte deste momento especial para nossa Igreja Particular.
Nos passos dos Reis Magos
No editorial desta sexta-feira, 6, Padre Erélis Camilo refletiu sobre como seguir o exemplo dos Reis Magos e persistir no caminho para encontrar Jesus e mantê-lo em nossas vidas.
Festa da Epifania no Vaticano
Papa na Epifania: encontrar a grandeza na pequenez que Deus tanto ama
Papa Francisco: os Reis Magos nos mostram lugares onde encontrar o Senhor
Evangelho de São Mateus
"Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo’.
Ao saber disto, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o messias deveria nascer. Eles responderam: ‘Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’.
Então Herodes chamou em segredos os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: ‘Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo’.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no oriente, ia diante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. (Mt 02, 01-12)