• Radio Catedral

Dom Gil Antônio Moreira analisa dupla caminhada sinodal na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira

Uma igreja que caminha junto – este é o objetivo do Sínodo. Atualmente, as paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora participam tanto do II Sínodo quanto da fase diocesana do Sínodo dos Bispos.


Em vídeo publicado no canal da Arquidiocese de Juiz de Fora no Youtube, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a experiência da comunidade arquidiocesana no entendimento e na participação desta caminhada conjunta dos Sínodos Arquidiocesano e dos Bispos.



Sínodo dos Bispos


Sobre o Sínodo dos Bispos, atendendo à orientação do Papa Francisco, a primeira fase é realizada nas comunidades, por meio da “Escuta do Povo de Deus”. O Arcebispo explicou como está o andamento do trabalho na Arquidiocese.


Após a fase local, haverá uma etapa continental e os trabalhos terminam com a Assembleia Geral dos Bispos em 2023, no Vaticano, em Roma.


II Sínodo Arquidiocesano


Além disso, está em andamento a segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano. O processo começou em dezembro de 2019, com a primeira etapa que realizou o diagnóstico da atuação da Igreja Católica em Juiz de Fora.


Agora, além de estabelecer linhas de ação pastoral, da presença social e solidária da Igreja no município, também haverá a avaliação da realidade das paróquias e comunidades do Interior da Arquidiocese; o calendário das próximas lives e formações e as formas de divulgar e motivar os católicos neste processo.


A próxima reunião da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano será no dia 11 de maio, na Cúria Metropolitana

0 comentário