top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Dom Giambattista Diquattro e Dom Gil falam sobre a força das vocações sacerdotal e religiosa

Atualizado: 9 de fev. de 2023

Por Roberta Oliveira


A reflexão sobre as vocações, em especial, a religiosa, norteou a Celebração na capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em Juiz de Fora na noite do último sábado, 4 de fevereiro. A Eucaristia foi um dos momentos marcantes da presença do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro em nossa Igreja Particular no fim de semana.


O representante do Papa Francisco presidiu a Missa Vocacional. Estavam presentes o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; o Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento; o Bispo da Eparquia Greco-Melquita Católica do Brasil, Dom George Khoury; o Vigário Geral da Diocese de Valença e representante do Bispo Diocesano, Dom Nelson Francelino, Padre José Antônio da Silva e o Vigário Geral da Arquidiocese Juiz-forana, Monsenhor Luiz Carlos de Paula.


Também assistiram à cerimônia a comunidade formadora, seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora, das dioceses de Leopoldina, São João del-Rei e Valença, e aqueles pertencentes à Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacramentinos) e à Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas).


E a Missa Vocacional teve a presença de familiares dos seminaristas Gabriel Arcanjo Ferreira Júnior e Paulo Cesar Rodrigues que foram instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito, primeiro passo rumo à Ordenação Sacerdotal.


"O Seminário nunca acaba", destacou Dom Giambattista


Em entrevista à Rádio Catedral, Dom Giambattista Diquattro falou sobre a importância da vocação para o sacerdócio.

Durante a celebração no Seminário Santo Antônio, Dom Giambattista reforçou, em especial, aos padres e aos seminaristas: que o aprendizado nunca termina.



Seminaristas Gabriel Arcanjo e Paulo Cesar receberam os Ministérios de Acólito e Leitor em Missa Vocacional presida pelo Núncio Dom Giambattista.

Dom Gil: "Momento feliz da nossa Arquidiocese de ver os jovens chegando para o serviço sacerdotal"


Na Missa Vocacional presidida por Dom Giambattista Diquattro, houve a instituição dos seminaristas Gabriel Arcanjo Ferreira Júnior e Paulo Cesar Rodrigues nos ministérios de Acólito e Leitor. O Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira falou sobre este momento de incentivo à vocação ao sacerdócio.


Peregrinação marca Ano Jubilar na Arquidiocese


Os eventos do fim de semana, com a presença do Núncio Apostólico, marcaram o início da peregrinação do Ícone de Nossa Senhora Mãe da Igreja e das relíquias relacionadas às vocações religiosas, como destacou Dom Gil.


Este terceiro ano de preparação terá o tema “Com Maria Mãe da Igreja, corações ardentes, pés a caminho rumo ao Centenário Diocesano”, que também está em comunhão com o Ano Vocacional vivido na Igreja Católica no Brasil.

Junto com o ícone de Nossa Senhora, vão peregrinar pelas paróquias da Arquidiocese neste ano relíquias de santos que representam as vocações:

  • São João Maria Vianney, vocação sacerdotal diocesana;

  • São Pio de Pietrelcina e Santo Antônio, que contemplam a vocação sacerdotal e religiosa;

  • Santa Teresinha, a vocação religiosa feminina;

  • São Luis e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha, a vocação matrimonial;

  • Beata Mártir Isabel Cristina, jovem, vicentina e a vocação leiga.


22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page