• Radio Catedral

Dom Edson Oriolo toma posse como novo Bispo de Leopoldina (MG)

Por Fabíola Castro*


*Foto: Danielle Quinelato

A Diocese de Leopoldina (MG) recebeu seu novo pastor, Dom Edson José Oriolo dos Santos, no último sábado, 25 de janeiro. A cerimônia de posse aconteceu na Catedral de São Sebastião e, em seguida, o bispo presidiu a Celebração Eucarística na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros da igreja.


Estiveram presentes arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de diversas regiões episcopais, além de fiéis, amigos e familiares de dom Edson de diferentes localidades.


Dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco em 30 de outubro de 2019. A Diocese de Leopoldina estava vacante desde 12 de dezembro de 2018, quando foi publicada a transferência de Dom José Eudes Campos do Nascimento para a Diocese de São João del-Rei, também em Minas Gerais. O Padre Volnei Ferreira Noro foi eleito no dia 6 de fevereiro de 2019 como Administrador Diocesano, conduzindo os trabalhos até a posse do novo bispo.


Padre Volnei falou sobre a realidade que Dom Edson encontrará em sua nova diocese.

O Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, Metropolita da Província Eclesiástica, que engloba a Diocese de Leopoldina e ainda a Diocese de São João Del-Rei, ressaltou a importância da chegada do novo bispo.

Dom Gil fez ainda um agradecimento.

Dom Edson Oriolo destacou seu sentimento ao receber essa nova missão.

O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, citou as qualidades de Dom Edson.

Enquanto presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor, falou ainda da representatividade de entregar um novo pastor para uma porção do Povo de Deus.

Após o rito de Posse Canônica na Catedral de São Sebastião, todos seguiram em procissão para a quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, onde aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom Edson.


Em sua homilia, ele fez uma saudação a todos e agradeceu aos irmãos e irmãs pela acolhida, ressaltando a importância dos leigos juntamente com o clero como principais artífices da ação evangelizadora da Igreja e a razão de ser da Diocese de Leopoldina. Em outro momento de sua homilia reafirmou o que disse na ocasião de sua nomeação: “não trago programas pré-concebidos, diretrizes ou normativas, mas o desejo de caminhar lado a lado na estrada que tantos já percorreram e percorrem, doando o melhor... Confio minha vida e missão à materna proteção de Nossa Senhora, sob o título do Imaculada Coração de Maria, padroeira da Diocese de Leopoldina".




*Sonoras: Danielle Quinelato

*Com informações do site da Diocese de Leopoldina

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .