Por Roberta Oliveira
O projeto de extensão “Oficinas de Literatura na Penitenciária José Edson Cavalieri”, do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora está realizando a campanha “Doe um livro”.
Segundo o professor e advogado, Ricardo Braida, que coordena o projeto, o objetivo é montar a biblioteca do sistema prisional e, assim, fortalecer a iniciativa que usa a literatura como instrumento de auxílio de reinserção social.
Para quem quiser ajudar, o professor Ricardo Braida explica quais são as prioridades de arrecadação da campanha “Doe um livro”.
Os livros podem ser entregues em vários pontos de arrecadação, como orienta o coordenador do projeto Ricardo Braida.
Atualmente, por causa da pandemia, o trabalho da “Oficinas de Literatura na Penitenciária José Edson Cavalieri”está remoto. A administração prisional entrega os livros do acervo para os presos lerem e produzirem resenhas. Mensalmente, o professor recolhe as resenhas, escaneia e envia para a equipe de alunos avaliar os textos dos detentos.
Para ter direito à remição de pena, o preso precisa ler cada título em até 30 dias e tirar nota mínima de 60%. No caso de quem atender aos critérios, é remetido um ofício ao Juiz da Vara de Execução Penal para que aplique o direito de remição de quatro dias de pena por livro.
Σχόλια