top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Diaconia da Esperança promove 1º Retiro para os Ministros das Exéquias da Arquidiocese

Encontro será neste sábado, 3 de junho, na Paróquia São Mateus.


Por Rádio Catedral


A Diaconia da Esperança da Arquidiocese de Juiz de Fora promove neste sábado, 3 de junho, o I Retiro Espiritual voltado aos Ministros das Exéquias. O encontro, que é um desdobramento do II Sínodo Arquidiocesano, será na Paróquia São Mateus, entre 13h30 e 18h.


Segundo o Coordenador da Diaconia, Diácono Alvaro Shwenck Spindula, será um momento de oração, fraternidade e partilha, troca de experiências e de conhecer quem atua neste ministério na Arquidiocese.



Ministros das Exéquias*

* Fonte: sites da Diocese de Paracatu e Porta de Assis As exéquias são o conjunto de ritos e orações com que a comunidade cristã acompanha seus mortos e os recomenda a Deus. Em todos os povos e em todos os tempos, encontram-se ritos relacionados com os falecidos e com os que choram a morte de algum familiar ou amigo.


Para os cristãos, “a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado nos céus um corpo imperecível” (Missal Romano, Prefácio dos defuntos I).

Atenta a este princípio de fé, a Sagrada Congregação para o Culto Divino, em 1969, promulgou o novo Ritual de Exéquias, sob todo ponto de vista recomendável e determinado a quem preside as exéquias, vale dizer, a quem exerce esse verdadeiro ministério. Conforme permissão concedida ao Brasil em abril de 1971, supõe-se que o ministro de exéquias seja leigo ou leiga.

São funções dos Ministros das Exéquias: presidir a celebração da Palavra por ocasião das exéquias; proceder a encomendação do corpo conforme o ritual; dar assistência pastoral à família, preparando-a para a missa de sétimo dia; e exercer o ministério da consolação.

1 visualização0 comentário
bottom of page