Radio Catedral
Diabetes: cuidar para viver bem
Por Fabíola Castro

No próximo dia 14 de novembro será lembrado o Dia Mundial do Diabetes data que visa conscientizar sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população. Segundo a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), mais de 425 milhões de pessoas estão vivendo atualmente com diabetes no mundo e uma em cada duas pessoas que vivem com diabetes não é diagnosticada. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir complicações e obter bons resultados no seu controle.
Em 2021, o tema escolhido para o dia Mundial do Diabetes é “Enfermeiros e Diabetes” , com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o importante papel que o enfermeiro desempenha no apoio às pessoas com a doença.
Para falar sobre esse tema, a entrevistada desta terça-feira, 9 de novembro, do quadro Bendita Saúde foi médica endocrinologista, Dra. Célia Maria Novaes Pereira. Confira a entrevista:
O que é diabetes?
Que tipos de diabetes existem?
Quais são os sintomas do diabetes?
Quem tem maior risco de ter diabetes?
Como é feito o diagnóstico?
Dá para prevenir o diabetes? Se sim, como?
Diabetes tem cura? Como se trata o diabetes?
Quais as complicações associadas?
Todo diabético precisa tomar insulina?
O que é o pré-diabetes? É possível revertê-lo?
Toda pessoa com diabetes tem imunidade baixa? A pouca ou ausência de insulina afeta a imunidade?
Por que as pessoas com diabetes estão no grupo de maior risco de complicações em relação à Covid-19?
Sabemos que a alimentação, a dieta equilibrada são uma das melhores formas de prevenção e de controle do diabetes, em relação ao uso do adoçante, existe um que seria melhor, mais indicado?
Quais são os direitos têm os pacientes diabéticos?
Existem restrições à prática de exercícios para pessoas com diabetes? É importante praticá-los?
Clique aqui e confira a cartilha que a Dra. Célia comenta na entrevista sobre os direitos das pessoas com Diabetes disponível no site da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD).